• Entrar
  • Cadastrar
Desde que comecei a usar esse truque para cozinhar cogumelos e champignons, não faço de outro jeito. Não há mais textura borrachuda

 


Se você é fã de cogumelos comestíveis, mas não consegue encontrar a textura perfeita, experimente esta técnica e deixe o alimento ainda mais saboroso

Conheça truque para evitar que os cogumelos fiquem com textura borrachuda. (créditos: Shutterstock) 

Os cogumelos comestíveis são ótimas opções para incrementar suas receitas. Além de serem uma delícia e versáteis, eles oferecem diversos benefícios à saúde. Porém, muitas pessoas criam uma certa resistência em consumir cogumelos por conta da sua textura borrachuda e, às vezes, viscosa. Mas existe um truque bem simples que não só evita que o alimento fique esponjoso, como também ajuda a deixá-lo ainda mais saboroso. Quer saber qual? Descubra a seguir.

Como cozinhar cogumelos para que fiquem deliciosos e sem textura borrachuda?

Existe uma ideia generalizada de que os cogumelos nunca devem ser lavados com água, pois isso prejudica a textura e o sabor dos cogumelos. De fato, o ideal é nunca deixá-los de molho ou lavar na água corrente, pois eles absorvem muita umidade e, consequentemente, ficam com gosto aguado e perdem as suas propriedades.

Por outro lado, isso não significa que você não possa lavar os cogumelos. É só usar um pouco de água fria e secar rapidamente para não acumular umidade. Para agilizar o processo, o truque é colocar os cogumelos no fogo em uma panela que não tenha revestimento antiaderente e que transmita bem o calor. E nada de adicionar óleo ou qualquer outra gordura.

Espere a frigideira aquecer e distribua os cogumelos, deixando espaço entre eles. Eles precisam ser capazes de “respirar” e deixar espaço para que a umidade saia. Assim, eles perdem toda a umidade e não correm o risco de ficarem borrachudos.

Como incluir os cogumelos na alimentação?

Cogumelos comestíveis podem ser utilizados de diversas maneiras na culinária. Existem vários tipos, contudo, os mais populares são o shimeji, o shitake, e champignon - ou cogumelo paris.

Os shimeji são cogumelos que tem uma ponta parecida com um pequeno chapéu redondo. Ele costuma ser utilizado no preparo de muitos pratos de origem asiática, principalmente grelhados, cozidos e sopas.

O champignon é muito popular na culinária dos EUA e Europa. Ele pode ser consumido em saladas, sopas, molhos, omeletes e massas. Ele também serve como cobertura em pizzas ou como acompanhamento de carnes assadas e grelhadas.

Por último, o shitake é um tipo de cogumelo muito presente em pratos da cozinha japonesa e chinesa. Ele faz parte de diversas receitas de sopas, caldos, cozidos e salteados desses dois países. O shitake também está presente em molhos de massas, risotos e caldo de vegetais.

Veja também:

Receita de cogumelos refogados
Cogumelos à brasileira

Temas relacionados