Não é incomum escutar o quanto determinados alimentos podem nos ajudar no sono: chá de camomila, maracujá e até mesmo o abacate são alguns itens que já tiveram seus benefícios comprovados nesse sentido. Entretanto, de modo contrário, outros itens podem ser prejudiciais para quem quer dormir bem.
Determinados lanches na hora de dormir alteram o nível de açúcar no sangue, estimulam o sistema nervoso ou atrapalham a digestão e, assim, ocasionam noites mal dormidas. Até mesmo alguns alimentos considerados bastante saudáveis podem ser considerados os piores alimentos para o sono. Quem lista os 10 piores para comer antes de dormir é a nutricionista Sarah Garone ao portal norte-americano "Eat This, Not That".
1 - Batatas fritas
Apesar de serem deliciosas e muitas vezes associadas à “comfy food”, as batatas fritas são ricas em gordura e, por isso, tendem a ser difíceis para digestão à noite. Escolhê-las como refeição à noite pode causar indigestão, deixando-o desconfortável enquanto tenta dormir.
2 - Tacos mexicanos
Esse prato típico tem o “duplo golpe” do alto teor de gordura e de tempero, o que pode resultar em problemas na hora de dormir. Alimentos apimentados podem agravar o refluxo ácido, uma condição que está associada a dor no peito e estômago, além de gases quando você se deita.
3 - Pimentas
E por falar em tempero, não há ingrediente mais picante do que as pimentas vermelhas. Embora a capsaicina contida nelas seja conhecida por seus benefícios, como a redução da inflamação e até mesmo o alívio da dor, ela não é tão boa para horas antes de pegar sono.
4 - Hambúrguer
Por ter um alto teor de gordura, ele pode atrapalhar seu sono. Além disso, o pão quando é digerido vira açúcar no sangue, o que também pode aumentar a dificuldade para dormir.
5 - Frutas cítricas
É fato que laranjas, toranjas, limões e limas têm muito a oferecer à sua saúde, desde seu alto teor de vitamina C até sua ampla quantidade de fibras. Por outro lado, na hora de dormir, elas podem não ser tão indicadas: a acidez delas é outro desencadeante do refluxo ácido.
6 - Balas e doces
Um pico de açúcar no sangue é a última coisa de que você precisa quando quer dormir e é exatamente isso que comer muitos doces antes de dormir vai proporcionar, portanto, evite os doces antes de dormir.
7 - Bebidas energéticas
Por razões óbvias, as bebidas energéticas são o inimigo número um do sono: sejam feitas com ingredientes estimulantes naturais ou sintéticos, elas são praticamente o oposto de calmantes. Caso opte por alguma delas no dia, consuma com pelo menos oito horas de antecedência do horário que costuma dormir.
8 - Café
Mundialmente conhecido por atrapalhar o sono devido ao seu teor de cafeína, o café não poderia ficar de fora da lista. Algumas pesquisas sugerem que até mesmo seis horas antes de dormir, essa bebida pode ter efeitos negativos sobre o descanso noturno. Optar pela versão descafeinada é uma boa opção.
9 - Chá verde e chá preto
Você sabia que tanto o chá verde quanto o preto têm quantidades significativas de cafeína? Repletos de antioxidantes excelentes para reduzir inflamações, eles são uma boa sugestão para serem inseridos no café da manhã, não como bebida noturna, pois podem te manter acordado além do desejado.
10 - Álcool
Apesar de trazer aquela sensação de relaxamento a curto prazo, como estimulante para o sono, ele deixa muito a desejar: o consumo de álcool aumenta a frequência cardíaca e faz o sistema nervoso simpático continuar ativo, sem “passar o controle” para o sistema nervoso parassimpático (SNPS) e, assim, atrapalha bastante as funções restauradoras do sono.
Dentre esses itens, você tem o hábito de consumir algum a poucas horas de ir deitar? Em caso positivo, lembre-se: pequenos ajustes na rotina alimentar podem fazer uma grande diferença ao fim do dia.
Veja mais:
- Podemos comer melancia à noite? Entenda esse mistério relacionado à fruta;
- Descubra diferentes pratos refrescantes no cardápio do jantar nos dias quentes.