Junho pode ter acabado, mas a gente sabe que as Festas Juninas seguem acontecendo, independente do mês. E não é para menos, afinal, essa celebração é uma das mais queridas dos brasileiros, sendo comemorada em todos os cantos do país. O destaque dos arraiás vai para as comidas deliciosas que todo mundo ama.
Nesta época do ano, é comum exagerar em algumas gostosuras, e é por isso que muita gente fica atenta para não enfiar o pé na jaca. Sendo assim, o TudoGostoso vai te contar o que três especialistas consideram como as piores comidas de Festa Junina no quesito saúde, e quais são aquelas que você deve investir. Confira!
Quais são as piores comidas de Festa Junina para a saúde?
Em entrevista para o portal Métropoles, três profissionais da área da saúde comentaram quais são os alimentos que acham os piores da Festa Junina para o corpo. Apesar dessas comidas estarem presentes nos arraiás, elas não são tão típicas assim, então já é algo para deixar os apaixonados por pé-de-moleque, curau de milho, paçoca e cuscuz doce muito feliz!
A nutricionista Cibele Santos indicou ao portal que o alimento que deve ser evitado é a salsicha, já que ela é ultraprocessada e rica em gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Além disso, ela lembra que o alimento também tem altas quantidades de nitritos e nitratos, substâncias consideradas cancerígenas pela OMS. Além de ser o ingrediente principal do cachorro-quente, a salsicha também se faz presente através do salsichão no espeto, muito queridinho.
Agora, para Alessandro Palatucci Bello, nutricionista ortomolecular, o que você deve evitar mesmo é o pastel. Nossa, essa doeu, viu? Ele explicou para o portal que esse quitute, além de ser rico em glúten (que pode causar inflamações no corpo), também é frito em óleo, o que o torna muito calórico. Ele ainda conta que um único pastel de queijo tem mais de 400 calorias.
Já a nutricionista Dai Sousa tem uma visão inusitada. Segundo ela, a Festa Junina é uma comemoração brasileira importante, que celebra a nossa cultura, com elementos que vão além das comidas. Algo que acontece apenas uma vez ao ano. Por isso, ela deve ser celebrada por completo.
Dai ainda comenta que o pior é ficar em casa comendo pizza de delivery! Explica que, por menos saudável que algumas comidas sejam, elas não serão consideradas ruins se forem consumidas com cautela.
Quais são as melhores comidas de Festa Junina para a saúde?
Além de listar as piores, os nutricionistas também falaram das comidas que consideram as melhores das Festas Juninas. Para Cibele, o ideal é consumir a batata-doce assada das festas, que é rica em betacaroteno e é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, que é liberado aos poucos no nosso organismo, garantindo saciedade por mais tempo.
Enquanto isso, tanto Alessandro quanto Dai falam dos benefícios do milho, um dos alimentos principais da Festa Junina. Com baixo índice glicêmico, rico em fibras e pobre em carboidratos, o milho na espiga é uma ótima opção. E vamos combinar que também é deliciosa!
Veja mais:
5 comidas típicas de Festa Junina permitidas pela nutricionista (e saiba do que correr se faz dieta para emagrecer!)