• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios e malefícios do pinhão: saiba por que comer essa semente popular nas festas juninas, quanto consumir e cuidados

O pinhão tem uma quantidade impressionante de benefícios para a saúde, mas é preciso prestar atenção na hora do consumo

Descubra as informações mais importantes sobre o pinhão (Créditos: Shutterstock)

Nas Festas Juninas, o pinhão pode não ser tão popular quanto outras comidas típicas, como o milho cozido, o caldo-verde e o pé-de-moleque. Inclusive, junto com o quentão, a semente não recebeu nenhum voto da equipe do TudoGostoso na nossa classificação das iguarias das festas de São João. Mas você sabia que o pinhão é muito benéfico para a saúde?

Antes de se animar e começar a descascar o pinhão, porém, entenda exatamente quais são os benefícios do pinhão, a quantidade que você deve comer por dia para ver os efeitos da semente no organismo e cuidados importantes na hora de consumi-la no TudoGostoso.

Quais são os benefícios do pinhão?

O pinhão é a parte comestível da pinha, semente da árvore araucária. Como essa árvore não tem frutas, os nutrientes ficam concentrados no pinhão. Por isso, a semente é rica em fibras, proteínas, amido resistente e minerais essenciais como o ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e vitamina C. Entenda como todos esses nutrientes impactam o corpo humano!

Auxilia no controle da diabetes

O amido resistente, presente na semente, tem um índice glicêmico baixo. As fibras, gorduras boas e aminoácidos presentes nela também auxiliam no controle de picos de glicemia, o que pode tornar o pinhão um bom aliado no dia a dia de pessoas com diabetes.

Previne problemas cardiovasculares

O potássio está associado a níveis reduzidos de pressão arterial. Ou seja, a semente pode ajudar no controle da hipertensão e na prevenção de problemas cardiovasculares.

Maior sensação de saciedade

Como uma fonte de fibras, o pinhão contribui para uma sensação maior de saciedade, o que significa que você não sentirá fome tão cedo depois de comê-lo.

Melhora o funcionamento do intestino

As fibras também melhoram a digestão e o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como prisão de ventre e gases.

Fortalece o sistema imunológico

Graças à vitamina C, antioxidante conhecido por fortalecer o sistema imune das pessoas, o consumo de pinhão pode preparar seu corpo para combater resfriados, gripes e doenças sazonais similares.

Quando você deve consumir pinhão?

Você só deve comer pinhão quando ele está maduro, o que costuma ocorrer no outono, entre março e julho. Ou seja, estamos na época ideal para provar essa iguaria!

Cuidados com o consumo de pinhão

Você não deve comer pinhão puro em hipótese nenhuma porque, nesse caso, a semente pode ser tóxica para o organismo. Ela deve ser cozinhada por 30 ou 40 minutos em uma panela de pressão antes do consumo ou da inclusão em pratos de comida. No TudoGostoso, já listamos algumas receitas com pinhão que você pode testar em casa.

Além disso, o pinhão pode não ser uma boa opção para quem está tentando emagrecer, pois a semente é calórica. Em média, uma porção de 100 gramas de pinhão tem 160 calorias. Então, pense bem antes de incluí-lo na sua alimentação.

Veja mais!
Quentão ou vinho quente? 12 receitas pra encerrar esse debate junino
Benefícios das oleaginosas para a saúde com receitas

Temas relacionados