• Entrar
  • Cadastrar
Comidas de Festa Junina, classificadas da pior pra melhor, segundo a equipe do TudoGostoso (e você não vai querer perder nossas receitas favoritas!)

É difícil escolher entre tanta iguaria deliciosa, mas o TudoGostoso elegeu as melhores receitas da Festa Junina; será que a sua favorita entrou?

Quem você acha que leva o título de melhor comida de Festa Junina do TudoGostoso? (Créditos: TudoGostoso)

Já pode acender a fogueira e pendurar as bandeirinhas que a Festa Junina chegou e com ela todas as iguarias que amamos nessa época do ano! Quando começam as Festas Juninas é normal já pensar logo naquela comida favorita que você devora todos os anos. Qual seria a sua favorita? Uma canjica bem feita? Ou quem sabe aquele pé de moleque bem cremoso?

Aqui no TudoGostoso também temos a comida de Festa Junina que gostamos mais e a que gostamos menos. Pensando nisso, levantamos um debate aqui na redação para saber qual seria a melhor iguaria de Festa Junina. Pegamos algumas das receitas mais clássicas da época e colocamos a equipe para escolher apenas as que julgavam ser as melhores ou as que mais gostavam.

Para muita gente foi difícil escolher (a vontade era votar em todas!), mas chegamos a uma conclusão e o resultado surpreendeu. Confira o ranking de comidas de Festa Junina, da pior para a melhor, segundo a equipe do TudoGostoso e veja se você concorda com a gente. Como sempre, não deixamos de fora indicações de receitas deliciosas para preparar cada uma dessas iguarias juninas em casa.

As receitas de Festa Junina favoritas da equipe do TudoGostoso

A disputa foi tão acirrada que algumas receitas ficaram empatadas, mas o vencedor foi quase unânime! Descubra a classificação completa da pior até a melhor comida de Festa Junina.

Último lugar: pinhão e quentão - 0 votos

Na lanterninha do ranking, a “pior comida” de Festa Junina foram duas receitas que não receberam nenhum voto da nossa equipe: o pinhão e o quentão. Antes que venham cancelar a gente, temos uma explicação válida! O pinhão tem ótimos benefícios e pode ser uma delícia amada no sul do país, mas em outras regiões não é tão comum e acabou não entrando na memória gustativa da equipe.

Mas se você ama esse alimento, saiba que o TudoGostoso tem receita de pinhão na pressão, de bolo de pinhão, de pinhão na airfryer e ainda dica para descascar pinhão. Já o quentão não é nem uma comida, mas uma bebida. Ainda incluímos na discussão pela tradição, mas na hora de comparar a equipe acabou preferindo as comidas. Mas não temos dúvidas de que tanto o quentão de cachaça quanto o quentão de vinho reinariam em um ranking de bebidas de Festa Junina!

8º lugar: pamonha - 1 voto

Fugindo da “lanterna” com um voto, a pamonha fica no 8º lugar provando que um prato mais regional pode conquistar gente na equipe do TudoGostoso, ainda que de maneira tímida. A maior "polêmica" da pamonha é outra: pamonha salgada ou pamonha doce? Os dois preparos podem começar com uma espiga de milho, mas o resultado é tão diferente que algumas pessoas amam uma das versões, mas detesta a outra.

7º lugar: arroz doce - 2 votos

Um arroz doce cremoso, quentinho ou gelado, com aroma de baunilha e aquela canela polvilhada por cima. Só essa descrição com certeza deixou pelo menos duas pessoas da nossa equipe de água na boca. Se você não é muito fã dessa receita de Festa Junina, talvez com essas dicas para acertar a textura do arroz doce ou essa receita de arroz doce com leite condensado você mude de ideia.

6º lugar: canjica, cocada e maçã do amor - 3 votos

O sexto lugar é um empate com três comidas de Festa Junina que receberam 3 votos cada: a canjica, a cocada e a maçã do amor. Aqui a canjica em questão é a receita do Sudeste, que na comida nordestina tem o nome de mungunzá. A canjica com leite condensado bem cremosa é uma das versões favoritas dessa receita.

Já a cocada também tem mais de uma maneira de fazer. A cocada branquinha e cremosa é a mais tradicional da Festa Junina, mas a cocada de corte das barraquinhas também merece seu lugar nessa época. Por último, não tem jeito, a maçã do amorcaramelada e clássica não pode faltar na Festa Junina. Pode ser mais difícil de fazer em casa, mas com essas dicas você faz maçã do amor igual de quermesse sem sufoco com a calda.

5º lugar: cachorro-quente, pipoca, pé de moleque/pé de moça e curau - 4 votos

O 5º lugar foi altamente disputado durante a votação e acabou sobrando para quatro tipos de receitas bem diferentes. O cachorro-quente não é exclusividade da Festa Junina, mas é figurinha carimbada nas barraquinhas dos “arraiás” e é adorado pela nossa equipe. A pipoca de panela também não é comum da época e muita gente não dispensa uma pipoca no cinema, mas também não deixa de comer uma pipoca salgada ou uma pipoca doce nas festinhas em Junho e Julho.

Entre os clássicos pratos de Festa Junina, o pé de moleque e o pé de moça foram votados juntos por serem tão parecidos que muita gente gosta dos dois. Mas eles têm as suas diferenças, com o primeiro sendo feito com amendoim e açúcar e o segundo levando ainda leite condensado. O curau de milho verde no Sudeste é chamado de canjica no Nordeste, então cuidado para não confundir! O curau costuma ser mais simples e pode ser feito com só milho, açúcar e leite.

4º lugar: paçoca e caldo verde - 5 votos

Superando mais da metade das comidas de Festa Junina estão a paçoca e o caldo verde. A paçoca aqui é claro que é o doce de amendoim tão farelento que tem que ter cuidado para não voar farelo para todos os lados. Já o caldo verde é aquela receita quentinha para comer do lado da fogueira para aguentar o frio nessa época do ano. A Festa Junina tem várias sopas e caldos deliciosos, mas nenhum tão icônico quanto o caldo verde.

3º lugar: salsichão - 6 votos

Subindo no pódio com a medalha de bronze está o salsichão. Os espetinhos podem estar nas barraquinhas em qualquer época do ano, mas na Festa Junina o salsichão é o prato predileto de muita gente. A receita simples do salsichão grelhado é sucesso nas festas, melhor ainda se acompanhar uma farofinha! Mas você ainda pode encontrar receitas diferentes, como salsichão com queijo e presunto e empanado que parece o hot dog coreano.

2º lugar: bolo de milho - 7 votos

Com a prata e muitos votos da equipe do TudoGostoso entra o clássico bolo de milho verde. O milho é um ingrediente típico de Festa Junina e está presente em várias maneiras deliciosas como essa lista já provou. O bolo de milho é uma receita de vó, mas que tem outro sabor quando você come aquele preparado pelas barraquinhas de Festa Junina no final da curtição toda. Se quiser deixar ainda mais “junino” dá até para fazer bolo de milho usando curau!

1º lugar: milho cozido - 9 votos

E em primeiríssimo lugar, eleito como melhor comida de Festa Junina com 9 votos e amado por quase toda a equipe do TudoGostoso ficou o milho cozido! É a prova de que o brasileiro não precisa de ingredientes chiques nem preparos complexos para se deliciar com uma boa comida. Uma espiga de milho cozido com um pouco de manteiga ou margarina e uma pitada de sal para comer no palito é tudo que a gente precisa para curtir uma boa Festa Junina por aqui.

Veja mais:
Festas juninas do Brasil: conheça pratos típicos e se esbalde com tradições e espetáculos
Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas
De pamonha a pinhão: 5 pratos típicos de Festa Junina para fazer rapidinho na airfryer

Temas relacionados