O curau de milho verde é uma das receitas mais tradicionais de festa junina. Feito com milho amarelo, ele é uma das comidas de nome polêmico na festa. No Nordeste, ele é chamado de canjica, mas no Sudeste, esse é o nome dado ao doce feito com milho branco, chamado de mungunzá pelos nordestinos. A verdade é que o nome não importa, contanto que o creme de milho esteja delicioso. Na receita é indicado a quantidade de espigas de milho usadas, mas é preciso debulhar os grãos antes de usá-los. O sabugo deve ser descartado. O curau de milho é servido com um toque de canela que deixa o doce ainda mais delicioso. Bora conferir o passo a passo de como fazer curau de milho verde? Essa receita é preparada com ajuda do liquidificador, o que torna sua vida muito mais simples! Aprenda agora mesmo e arrase na sua festa junina!
Ingredientes (15 porções)
- 5 espigas de milho duras
- 1 litro de leite
- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 1 pitada de sal
Materiais
- Liquidificador
- Panela
- Espatula
- Peneira
- Travessa de Vidro
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Bata o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, passe a mistura em uma peneira bem fina.
- 2
Coloque em uma panela junto com açúcar e a pitada de sal.
- 3
Mexe até começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
- 4
Coloque em um refratario e se preferir acrescente canela em po por cima.
- 5
Deixe na geladeira.
Informações adicionais
Curiosidades sobre a receita de curau de milho verde
Na hora de preparar essa receita de curau de milho, não jogue o bagaço do milho fora, pois pode fazer um bolo de bagaço de milho verde delicioso com ele. Essa primeira dica é importantíssima para quem quer saber como evitar o desperdício de alimentos na cozinha. Uma ótima ideia, não é?
Você já viu nos ingredientes e no passo a passo como fazer curau de milho. Mas será que sabe mesmo a diferença entre curau e pamonha? Apesar da base das duas receitas ser a mesma: o milho ralado, o curau é um prato encontrado apenas na versão doce e tem consistência parecida com a de um mingau bem espesso. Enquanto isso, a pamonha aparece também nas versões salgadas e tem uma textura mais durinha.
O segredo de como fazer curau, alguns moradores da região nordeste dominam muito bem. Afinal, essa é mais uma delícia que é a cara dessa parte do Brasil. Por lá, a receita de curau é conhecida também como canjica. Uma verdadeira viagem gastronômica para um dos cantos mais gostosos do nosso país.
O curau de milho doce é uma receita típica de festa junina e julina, mas pode ser consumido em qualquer época do ano. Feito de milho, esse prato possui muitos benefícios para o organismo, além de ser uma delícia. Tem uma grande concentração de ferro, fósforo, potássio, vitaminas e nutrientes anti-inflamatórios. Um sucesso absoluto!
Agora que você já sabe como fazer curau de milho verde, veja também:
Como fazer pamonha de forno: receita fácil
Como cozinhar milho: veja 3 maneiras diferentes de fazer essa delícia
Festa junina: você vai adorar saber essa curiosidades