Descubra como preparar sagu de vinho, essa sobremesa fácil e muito gostosa! Essa sobremesa típica da Serra Gaúcha consegue conquistar paladares de todo o país com seu sabor. Fazer sagu de vinho é fácil e não precisa de muitos ingredientes. As bolinhas feitas de fécula de mandioca, estrelas do doce, são deixadas de molho para hidratar e então cozidas até ficarem transparentes. O passo seguinte da receita de sagu simples é dar o sabor. A receita de sagu de vinho é a mais tradicional, mas você pode fazer sagu de uva para ficar sem álcool, sagu de leite para ficar cremoso e muitas outras opções. Basta colocar a bebida escolhida para cozinhar juntamente com as bolinhas do sagu até absorverem a cor e o sabor desejado. Depois é só deixar esfriar até a temperatura que mais gostar. Para finalizar o seu sagu de vinho, sugerimos colocar um creme de baunilha, merengue ou chantilly e salpicar um pouco de canela. Fica uma delícia!
Ingredientes (10 porções)
2 xícaras de sagu
4 xícaras de vinho tinto
açúcar a gosto
6 xícaras de água
Utensílios
Panela
Bowl
Colher de pau
Escorredor de massa
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Coloque o sagu em uma travessa com a água e deixe de molho por 15 minutos.
- 2
Depois escorra a água do sagu e o coloque para ferver por uns 10 a 15 minutos só com água, sempre mexendo.
- 3
Dado estes 15 minutos ou assim que algumas bolinhas começarem a ficar transparentes
- 4
Despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento.
- 5
Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o açúcar e uma xícara de água.
- 6
Quando começar a ferver, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes.
- 7
Coloque em um recipiente e deixe esfriar.
Informações adicionais
Como preparar o sagu corretamente
Fazer uma receita de sagu de vinho ou de qualquer outro sabor começa com a hidratação do sagu. O processo é bastante simples, tudo que você precisa é prestar atenção no tempo e na proporção para esse doce típico da culinária gaúcha não passar do ponto.
Para acertar na quantidade de água por sagu para a etapa de hidratação é bem fácil: você precisa colocar 1 xícara de água (em temperatura ambiente) para cada 1 xícara de sagu. E enquanto fazer o demolho do grão-de-bico pode levar horas, nessas bolinhas de mandioca é muito mais rápido.
Você deve deixar o sagu na água por 10 a 15 minutos no máximo. Depois desse tempo, as bolinhas estarão mais inchadas e a água terá sido totalmente absorvida se tiver usado a quantidade correta. Caso sobre água depois desse tempo, escorra antes de cozinhar.
Uma dica que não apenas deixa essa sobremesa fácil ainda mais rápida, mas que também ajuda a acertar o ponto é colocar a água da etapa do cozimento para ferver enquanto o sagu está de molho em outro recipiente. Depois basta passar o sagu hidratado para a panela e deixar cozinhar por 15 minutos na água borbulhando, mexendo de vez em quando.
Mas atenção: mesmo depois de desligar o fogo, as bolinhas continuam cozinhando. Por isso, abaixe ou desligue o fogo um pouco antes de terminar o cozimento da receita de sagu simples. Em seguida, escorra em uma peneira e enxágue com água fria para tirar parte da gosma que forma e então cozinhar suas receitas de sagu como preferir.
Receitas de sagu simples e com outros sabores para experimentar
A receita de sagu com vinho tinto suave e docinho é provavelmente a receita mais tradicional desta sobremesa. Mas você pode experimentar outros sabores e até outras maneiras de fazer o clássico, como o sagu de vinho com creme que incrementa o clássico com o creme para sagu ou o sagu de vinho soltinho do TudoGostoso para quem prefere essa textura mais leve.
Para quem gosta da receita de sagu de vinho simples, mas quer fazer uma versão sem a bebida alcoólica, o sagu de uva e o sagu com groselha são bem saborosos. O sagu de leite e o sagu de leite condensado são versões mais cremosas e irresistíveis. Se você preferir um sabor mais cítrico e refrescante, o sagu de laranja e o sagu de abacaxi são as melhores opções.
Se você adora receitas com sagu, veja também:
Sagu de manga é a bebida gelada e cremosa que você vai querer repetir nos dias quentes
"Essa receita tem gosto de saudade da minha avó": sagu de vinho delicioso bem prático e fácil de fazer