Será que é possível aproveitar as festas juninas sem sair da dieta? Para muita gente, o ideal é passar bem longe e evitar qualquer tentação. E é compreensível que seja desafiador, afinal, os meses de junho e julho são marcados pelas festas típicas em todo os país e o que não faltam são delícias doces e salgadas para despertar o desejo.
Tanto quem precisa manter uma dieta equilibrada ou para quem está em processo de perda de peso, nem tudo está perdido!
De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, algumas comidas típicas das festas juninas são menos prejudiciais para a sua dieta e você também pode preparar receitas caseiras menos calóricas.
Nutri lista os pratos típicos de festa junina permitidos e os que devem ser evitados
O período de festas juninas é uma época muito aguardada por muitas pessoas. Um dos pontos altos desses eventos, além do clima alegre das brincadeiras, danças e quadrilhas, são os pratos e bebidas típicos. Quanta tentação!
Infelizmente, para quem faz dieta é realmente um desafio, já que muitas opções são ricas em calorias, além de açúcar, sal e gorduras.
Mas a nutricionista Juliana Vieira compartilha algumas dicas para quem deseja curtir as festas juninas mantendo a alimentação saudável. "Basta fazer as escolhas certas", afirma. Segundo a especialista, não existe alimento proibido: "O segredo está na moderação."
Nutricionista lista as 5 melhores opções:
-
Pipoca: quando é feita apropriadamente com pouco sal e gordura, ou até no microondas, é uma opção excelente por ser fonte de fibras. Isso contribui para a saúde intestinal e aumento da saciedade;
-
Espetinhos: entre os alimentos que combinam com a festa, estão os espetinhos. Os de carne e frango são ótimas fontes de proteína;
-
Lanches: prefira os sanduíches de pernil ou carne louca, essas opções valem como uma refeição completa;
-
Milho verde cozido: assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. O milho tem muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração;
- Pamonha: por também ser um derivado de milho, a pamonha traz diversos benefícios, como a presença de vitaminas, minerais e fibras. Mas sempre de olho na quantidade e no modo de preparo.
Para quem está em processo de emagrecimento, Juliana aconselha evitar doces e frituras, assim com as bebidas açucaradas.
"Fique de olho nas batidas, no quentão e nos refrigerantes. Frituras, como os pastéis e pratos feitos com alimentos embutidos, como o cachorro-quente, também devem ser consumidos com cautela. O ideal é fazer trocas saudáveis."
Aprenda uma receita de pamonha saudável para fazer em casa
A nutrcionista Juliana Vieira ensina uma receita saudável da pamonha e você pode preparar em casa se quiser matar o desejo. Desta forma, você não corre o risco de consumir uma opção mais calórica nas festas juninas.
Ingredientes:
- 8 espigas de milho-verde limpas. Reserve as palhas
- 2 xícaras de chá de leite desnatado
- 1/4 de chá de adoçante Stevia
Modo de Preparo:
1) Com um ralador grosso, rale as espigas ou retire os grãos de milho da espiga com uma faca. Use um processador de alimentos para triturá-los;
2) Em uma tigela, junte o leite, o adoçante e o milho ralado ou processado. Misture os ingredientes até que o adoçante se dissolva;
3) Lave e passe por água fervente as palhas de milho. Forme pequenos sacos colocando uma palha dentro da outra. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Forme 8 sacos.
4) Preencha cada saco com o recheio de milho. Dobre as extremidades e amarre a superfície para prender bem as dobras;
5) Em água fervendo, coloque as pamonhas em uma panela e deixe durante 30 minutos;
6) Retire da panela e aguarde esfriar um pouco antes de servir. Rende 1 pamonha por porção.
Veja mais!
Benefícios da paçoca: entenda vantagens e desvantagens de comer essa delicinha junina de amendoim
Festa junina diet: veja como fazer os deliciosos doces típicos da época sem açúcar