O milho é rei quando o assunto é festa junina, já que é base para muitas receitas típicas do período como a pamonha, a canjica e o munguzá. O cereal ingerido in natura ou consumido através da conserva em lata é uma excelente opção para adicionar um carboidrato saudável à alimentação.
Quais os benefícios do milho?
O cereal tem em sua composição gordura, carboidrato, fibra e proteína, o que faz dele uma fonte de energia mais completa — se comparado a outros grãos como o arroz integral. Ao ser ingerido, o milho ainda fornece ao organismo vitaminas do complexo B, minerais como ferro, potássio e cálcio.
As vitaminas do complexo B ajudam a regular a produção de energia no organismo, fortalecem o sistema imunológico e são ótimas para a saúde da pele, cabelo e até do sistema nervoso. O ferro, por sua vez, auxilia no alívio dos sintomas da TPM, na prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo na concentração. Já o potássio é um aliado contra as cãibras musculares e o cálcio ajuda a fortalecer os ossos.
Milho faz mal?
O grande alerta no consumo de milho está nas receitas em que ele é utilizado. Em um frango desfiado ou em uma salada, o saldo é mais positivo. Já em preparos com açúcar, leite condensado e leite de coco, por exemplo, o resultado pode ser o de uma bomba calórica no organismo.
Apesar disso, é importante frisar que a alimentação vai muito além da contagem de calorias. Nesta época do ano, vale aproveitar as saborosas receitas com milho seguindo sempre a dica da moderação. Depois é só pegar o balde que foi chutado e voltar à alimentação equilibrada. Afinal, o São João só acontece uma vez no ano.
Veja mais: