• Entrar
  • Cadastrar
Rei do São João, milho tem excelentes benefícios para a saúde, mas pode virar vilão!

Muito degustado nos quitutes juninos, o milho é supersaudável, mas pode virar vilão da dieta a depender do seu preparo

Rei no São João, milho tem benefícios para a saúde. (Crédito: Shutterstock)

O milho é rei quando o assunto é festa junina, já que é base para muitas receitas típicas do período como a pamonha, a canjica e o munguzá. O cereal ingerido in natura ou consumido através da conserva em lata é uma excelente opção para adicionar um carboidrato saudável à alimentação.

Quais os benefícios do milho?

O cereal tem em sua composição gordura, carboidrato, fibra e proteína, o que faz dele uma fonte de energia mais completa — se comparado a outros grãos como o arroz integral. Ao ser ingerido, o milho ainda fornece ao organismo vitaminas do complexo B, minerais como ferro, potássio e cálcio.

As vitaminas do complexo B ajudam a regular a produção de energia no organismo, fortalecem o sistema imunológico e são ótimas para a saúde da pele, cabelo e até do sistema nervoso. O ferro, por sua vez, auxilia no alívio dos sintomas da TPM, na prevenção do envelhecimento precoce e até mesmo na concentração. Já o potássio é um aliado contra as cãibras musculares e o cálcio ajuda a fortalecer os ossos.

Milho faz mal?

Milho é rico em nutrientes, mas casamento com ingredientes mais calóricos pode fazer receitas virarem "bomba" no organismo. (Crédito: Shutterstock)

O grande alerta no consumo de milho está nas receitas em que ele é utilizado. Em um frango desfiado ou em uma salada, o saldo é mais positivo. Já em preparos com açúcar, leite condensado e leite de coco, por exemplo, o resultado pode ser o de uma bomba calórica no organismo.

Apesar disso, é importante frisar que a alimentação vai muito além da contagem de calorias. Nesta época do ano, vale aproveitar as saborosas receitas com milho seguindo sempre a dica da moderação. Depois é só pegar o balde que foi chutado e voltar à alimentação equilibrada. Afinal, o São João só acontece uma vez no ano.

Veja mais:

5 receitas deliciosas de festa junina e os utensílios ideias para fazer e servir

Pudim de milho na panela da Ana Maria Braga: aprenda como fazer essa receita incrível para sua festa junina

Temas relacionados