Pode dizer, por essa você não esperava, não é mesmo? Mas a verdade é que não é só cuscuz nordestino que dá para ser feito na cuscuzeira. A pamonha, uma das receitas mais queridas feitas com milho, também pode ser feita na cuscuzeira de uma maneira prática, rápida e muito econômica. Quer aprender? Então veja com o TudoGostoso como fazer pamonha na cuscuzeira!
Pamonha recheada com queijo é uma ótima opção de lanche salgado!
Você sabe de onde veio a pamonha?
O milhoé um alimento que já era consumido no Brasil muito antes da chegada dos europeus, e um dos nossos principais ingredientes. Existiam diversas espécies de milho, mas o milho-verde foi o que se tornou mais popular no país, sendo usado cozido, assado, em receitas como curau e fricassê, e também na produção de rações para a pecuária.
Dependendo dos ingredientes, a pamonha pode ser doce ou salgada. A salgada possui muitas variações como pamonha com queijo coalho e pamonha com calabresa. No nordeste é mais comum encontrar a pamonha doce, feita com leite de coco. Algumas receitas utilizam milho da espiga, enquanto outras usam milharina.
Assim como muitas receitas típicas das festas juninas, a pamonha é uma receita de origem indígena, e a palavra significa envolvido e cozido em tupi-guarani. Isso porque a pamonha é, tradicionalmente, cozida na folha do milho. Apesar de saber o povo que a inventou, é difícil precisar onde, especificamente, ela nasceu; no entanto, é um quitute muito querido nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Benefícios do milho para a saúde
O milho é um cereal que possui diversos benefícios para a saúde como ajudar a fortalecer o sistema imunológico, a regular o açúcar do sangue e até ajudar a saúde do intestino por ser rico em fibras. Ele também é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; três desses antioxidantes ainda auxiliam na saúde ocular. Mais do que isso, ele ajuda na saciedade e no fornecimento de energia para o nosso corpo por ser uma ótima fonte de carboidratos.
Como fazer pamonha na cuscuzeira?
Depois que você aprender aprender a fazer pamonha na cuscuzeira, você nunca mais vai querer fazer de outro jeito
Para preparar a pamonha na cuscuzeira, você irá precisar de 7 espigas de milho, 1 colher (café) de sal, 150 g de açúcar, 1/2 garrafa de leite de coco e 200 ml de leite. Ou se preferir, pode fazer a versão salgada, mas procure manter a proporção para não ficar massa demais na cuscuzeira.
Para esse método, o milho precisa ser da espiga porque você vai precisar utilizar a palha para forrar o fundo da cuscuzeira, se não a massa vai cair para a água e aí já era! Por isso, depois de adicionar a água na cuscuzeira, cubra o fundo furadinho com bastante palha, inclusive no meio. Bata bem os ingredientes da pamonha no liquidificador até formar uma massa bem homogênea e despeje por cima da palha. Cubra com uma palha para tampar a massa e leve para cozinhar em fogo baixo por 30 a 35 minutos.
Depois de pronto, é só desenformar e se deliciar! Viu como é prático? O melhor é que você ainda economiza no gás!
Receitas com milho para se esbaldar
Quem não ama um bolo de milho bem cremoso nas festas juninas? Eles são fáceis de fazer e sempre dão certo. Aqui no TudoGostoso, a gente adora e não poderia deixar de começar essa lista sem ele!
Quem aprende a fazer um gostoso creme de milho, já é capaz de fazer muitas receitas diferentes! Afinal, esse creme tão versátil, além de ser consumido como acompanhamento, também é utilizado na receita de fricassê e pode ser usado no preparo de lasanhas e massas.
Esse aqui não pode faltar nas festas juninas de jeito nenhum! Seja com milho da espiga ou milho da lata, com coco ou sem coco, o curau é a estrela da comemoração e sempre acaba muito rápido!
Nada de bolo comum, você quer mesmo é impressionar todo mundo com um bolo diferentão! Então pega essa receita que arrasa na apresentação!
Quem disse que milho nas festas juninas é só nos doces? Nada disso! Aqui no TudoGostoso nós ainda ensinamos uma receita nova para lá de deliciosa que vai deixar todo mundo babando!
Veja mais:
Escondidinho de pamonha: saiba como preparar essa delícia para as festas julinas