• Entrar
  • Cadastrar
Fenamilho de Patos de Minas tem música, rodeio e comida típica: descubra as atrações da Festa Nacional do Milho

A Fenamilho festeja a produção do alimento com inúmeras atividades e espetáculos para o público ao longo de dez dias

A Fenamilho é um evento tradicional de Patos de Minas há 70 anos (Crédito: Fenamilho/Phillipe Guimarães)

O milho é o ingrediente favorito da festa junina e é estrela de inúmeras celebrações nesta época do ano, inclusive da Fenamilho. O nome é uma sigla para a Festa Nacional do Milho e o alimento é tão importante que até o mascote do festival é uma espiga de milho, mas engana-se quem pensa que é uma pequena feira com apenas um ingrediente. A celebração tem shows de nomes de peso da música brasileira e inúmeras atrações em Patos de Minas. Para não perder a festa, confira no TudoGostoso tudo que rola na Fenamilho!

Por que a Fenamilho celebra o milho?

O milho é um alimento importante na culinária brasileira e é uma grande herança da cultura indígena que sempre preparou refeições com esse ingrediente que vão do bolo de fubá ao creme de milho e chegando na pipoca. Além disso, esta época do ano entre maio e junho é o período de colheita do milho, quando produtores colhem lucros do seu trabalho.

Em Patos de Minas não é diferente. A agricultura é a principal atividade econômica da cidade e desde os anos 50 o milho é a principal produção local. Por causa disso, quando resolveram realizar um evento que movimentasse o município com atrações, comércio e divulgação de negócios regionais, usaram o milho como símbolo. Assim, a Festa Nacional do Milho nasceu como um evento cultural da cidade simultaneamente enquanto homenageiam a produção do milho, essencial para a cidade.

Onde acontece a Fenamilho?

A Fenamilho é realizada em Patos de Minas, cidade na região do Alto Paranaíba em Minas Gerais. O evento de grandes proporções é a maior festa agropecuária do estado e acontece no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, no Bairro Alto Caiçaras, em uma área de incríveis 170.000 m². Também existe outra festa do milho no Brasil, a Fenamilho Internacional, só que esta acontece em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

Quando é a Fenamilho?

Todo ano a Fenamilho de Patos de Minas acontece entre os meses de maio e de junho, próximo da data do aniversário da cidade, em 24 de maio. Nesse mesmo dia também é celebrado o Dia Nacional do Milho, e isso não é coincidência. A Festa do Milho de Patos de Minas chamou tanta atenção que em 1965 um decreto presidencial transformou o evento em uma festa nacional e ainda criou o Dia Nacional do Milho. A celebração hoje em dia costuma durar 10 dias e a Fenamilho 2023 cai entre os dias 19 e 28 de maio.

A Fenamilho anima os visitantes com os grandes shows (Créditos: Fenamilho/Phillipe Guimarães)

Quais são as atrações do Fenamilho?

A Fenamilho é um evento que, apesar do nome, vai bem além da comida e celebra a cultura e a agricultura. A FenaAgro tem exposição de gado e de colheitas produzidas localmente e rodeios que vão de categorias amadoras até os profissionais. Desde a primeira edição da Fenamilho existe o concurso da Rainha do Milho que coroa uma representante do festival no dia 24 de maio.

Os shows são indiscutivelmente as atrações mais aguardadas. Os palcos recebem nomes famosos da música brasileira, principalmente sertaneja, ao longo da semana. Algumas das figuras que se apresentam lá incluem Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Maiara e Maraísa. Para acompanhar tudo, não falta muita bebida e, claro, comida.

Além das barracas com comidas típicas, os visitantes podem comprar ingresso para participar da Queima do Alho, uma tradição cultural com comidas de comitivas de peão de boiadeiros. Como não pode deixar de ser, o milho está bem presente na celebração. Toda edição da Fenamilho começa oficialmente com o Festival de Pratos Típicos de Milho, com inúmeros pratos com o milho como ingrediente principal, desde os mais tradicionais bolo de milho, broa de fubá e pamonha até inovações como bombom de pipoca.

Veja mais:
Festa junina: você vai adorar saber essas curiosidades
Comida de festa junina: o que não pode faltar no seu arraial + receitas imperdíveis
Sobremesas com milho: essas 34 receitas INCRÍVEIS vão deixar todo mundo querendo mais!

Temas relacionados