Em toda boa celebração de uma cultura, não pode faltar a comida que a acompanha. No mês de agosto e no início de setembro em São Paulo acontece a 96ª Festa da Achiropita, chamada de maior festa italiana do Brasil e repleta de comidas típicas do país europeu e de receitas reinterpretadas por seus descendentes. Descubra no TudoGostoso as maravilhas da Festa da Achiropita com sua história centenária e os pratos deliciosos que pode encontrar por lá.
Fogazza é carro-chefe da Festa de Achiropita
O que é a Festa da Achiropita?
A Festa da Achiropita é chamada de maior festa italiana do Brasil. Ela é centrada em comida, com barracas espalhadas pelas ruas e uma cantina que serve um jantar completo ao som de música tradicional ao vivo. A festa na rua tem entrada gratuita com som ambiente e brinquedos para as crianças, com apenas a comida sendo paga. A entrada na Cantina Madonna Achiropita é paga, com lugar marcado reservado pelo aplicativo e que dá direito aos pratos principais.
A festividade é organizada pela Paróquia Nossa Senhora Achiropita, padroeira do bairro de Bixiga e que é uma herança dos primeiros imigrantes italianos da região. Hoje o evento tem dois objetivos principais, o primeiro é trazer à tona a cultura italiana dos imigrantes que ajudaram a construir os bairros das redondezas. O segundo é arrecadar fundos para iniciativas sociais que incluem alimentação para crianças e adolescentes de baixa renda e pessoas em situação de rua, assistência para pessoas da terceira idade e apoio para imigrantes.
Qual a história da Festa da Achiropita?
A primeira Festa da Achiropita aconteceu em 1908. Na época era uma simples quermesse da paróquia com meia dúzia de barracas de rifas e brincadeiras, mas sem a parte da comida. Com os anos, os moradores do bairro passaram a colaborar, cada um levando de casa um prato de comida caseira.
Ela só ganhou a cara e proporção de festa italiana nos anos 80, quando voltaram para a rua e fizeram a primeira fogazza, prato principal da festa, com uma receita familiar de um dos envolvidos. Aos poucos outros pratos foram incluídos também usando receitas herdadas por antepassados italianos dos moradores do bairro, até que virou a grande celebração da cultura e culinária do país europeu como é hoje.
Quando e onde acontece a Festa da Achiropita?
A Festa da Achiropita acontece sempre durante o mês de agosto. Em 2022, o evento ocorre entre 6 de agosto e 4 de setembro. A feira gastronômica e a cantina funcionam nos finais de semana. Sábado de 18h às 24h e domingo de 17h30 às 22h30. A festividade acontece no bairro de Bixiga (oficialmente chamado de Bela Vista), com as barraquinhas espalhadas na Rua Dr. Luís Barreto, na Rua São Vicente e na Rua 13 de Maio.
A influência italiana na festa e no bairro paulista
Os italianos começaram a se instalar na região central da cidade de São Paulo em torno de 1870, quando a “Chácara do Bexiga” foi loteada e imigrantes italianos vindos da região da Calábria se instalaram nas redondezas. Com a chegada deles começou a mistura entre Brasil e Itália nos bairros de Bela Vista, Campos Elíseos e Mooca.
Essa união tem mais a ver com comida do que você pode imaginar. A linguiça calabresa, tão usada em pizzas, sanduiches e outras receitas por aqui, foi criada justamente em Bixiga por italianos baseado na “Salsiccia di Calabria” de sua terra natal. Ao mesmo tempo, quando a Festa da Achiropita começou a incluir pratos caseiros no cardápio, as receitas que muitos envolvidos tinham eram de suas mães e avós italianas.
Que comidas você pode encontrar na Festa da Achiropita?
O que você mais vai encontrar no cardápio da Festa da Achiropita são palavras em italiano de pratos bem típicos do país com descrições para entender do que se trata. Alguns são mais inusitados, mas outros são bem comuns e amados por aqui, como a pizza e a macarronada. A polenta à bolonhesa é uma comida italiana familiar para brasileiros por causa do nosso similar angu de milho e que também é servida como polenta frita. A linguiça calabresa e o churrasco são preparados na brasa em algumas barracas e na chapa em outras.
O carro-chefe da Festa da Achiropita é a fogazza, um pastel frito com massa de trigo e batata recheada com queijo, carnes e temperos. Curiosamente, não existe fogazza, com este nome, na Itália. Apesar do nome lembrar da focaccia, a fogazza é mais parecida com panzerotti ou ficazzella que são outros tipos de pastéis de origem italiana.
A fricazza, um tipo de bolo salgado com calabresa, a melanzana, uma berinjela recheada com carne, e a sfogliati, uma massa recheada com quatro queijos, também entram no cardápio. Os antepasto são entradas de vários sabores, inclusive versões veganas.
As mesas de doces típicos italianos são igualmente irresistíveis. Tem os clássicos cannoli e tiramisú. E tem a massa recheada em forma de cone sfogliatella, a massa torcida com canela e açúcar do crustoli doce, a torta de ricota com erva doce pastiera di grano, o biscoitoamaretto feito com amêndoas, os biscoitos macios de chocolate castagnelle e mais! Para beber, não poderia faltar uma seleção de vinhos, além de cerveja, sucos e café.
Sfogliatella é um doce com camadas de massa fina que você pode encontrar na Festa de Achiropita
Como aproveitar as delícias da festa?
Você pode experimentar as iguarias italianas na Festa da Achiropita tanto na festa de rua quanto na cantina. Na rua, cada uma das mais de 30 barracas é especializada em um prato salgado, enquanto os doces são vendidos em uma única tenda.
Na cantina, é preciso comprar um ingresso que dá direito às mesas na área interna com antepasto, polenta frita, macarrão e pão italiano inclusos à vontade. É possível comprar acompanhamentos, doces e bebidas à parte de acordo com o disponível no menu.
Veja mais:
Pratos típicos pelo mundo: saiba mais sobre a comida italiana
Aprenda a fazer massa fresca com esses utensílios dignos da comida italiana
4 comidas que parecem italianas mas são brasileiras