O nabo e o rabanete ainda causam confusão na cabeça de muita gente. Mas o motivo é compreensível. Além de terem formato e coloração semelhantes, os dois alimentos fazem parte da mesma família, a Brassicaceae, onde também estão repolho e couve. Isso significa dizer que o nabo e o rabanete são hortaliças e não frutas!
Apesar de parentes, os dois alimentos têm diferentes nutrientes em sua composição, o que faz com que os dois precisem ser ingeridos para uma dieta equilibrada.
Como diferenciar o nabo do rabanete?
O nabo é branco e pode ter pontos roxos em seu corpo. Apesar de costumar ter formato arredondado, a hortaliça também pode ser mais longilínea e lembrar uma cenoura. O rabanete, por sua vez, tem formato mais arredondado e coloração que puxa para o roxo.
Quais os benefícios do nabo?
Seu principal benefício na alimentação é a sua riqueza em fibras, que ajuda na saciedade e no bom funcionamento do trato intestinal, e a composição elevada de cálcio e potássio.
O cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos ao longo da vida, o que previne o aparecimento de doenças como a osteoporose. Já o potássio é um mineral que se destaca por contribuir para a saúde dos músculos, incluindo o coração.
Benefícios do rabanete
Um dos poderosos nutrientes na composição do rabanete é o isotiocianato, que é um antioxidante natural. Isso significa dizer que o alimento ajuda a desintoxicar o organismo e a prevenir até o surgimento de câncer. O alimento costuma ser consumido em saladas, mas o rabanete pode estar em diversas receitas.
Veja mais:
Couve-de-bruxelas: benefícios para a saúde e receitas
Como higienizar couve-flor e brócolis com poucos itens e de maneira rápida