• Entrar
  • Cadastrar
Inclua já nabo e rabanete na lista de compras: dupla pouco prestigiada tem excelentes benefícios

Nabo e rabanete são frutas? São a mesma coisa? Descubra tudo sobre esses alimentos e os nutrientes de cada um

Nabo ou rabanete? Você sabe quem é quem e os benefícios dessas hortaliças? (Crédito: Shutterstock)

O nabo e o rabanete ainda causam confusão na cabeça de muita gente. Mas o motivo é compreensível. Além de terem formato e coloração semelhantes, os dois alimentos fazem parte da mesma família, a Brassicaceae, onde também estão repolho e couve. Isso significa dizer que o nabo e o rabanete são hortaliças e não frutas!

Apesar de parentes, os dois alimentos têm diferentes nutrientes em sua composição, o que faz com que os dois precisem ser ingeridos para uma dieta equilibrada.

Como diferenciar o nabo do rabanete?

O nabo é branco e pode ter pontos roxos em seu corpo. Apesar de costumar ter formato arredondado, a hortaliça também pode ser mais longilínea e lembrar uma cenoura. O rabanete, por sua vez, tem formato mais arredondado e coloração que puxa para o roxo.

Quais os benefícios do nabo?

Nabo é rico em nutrientes como cálcio e potássio. (Crédito: Shutterstock)

Seu principal benefício na alimentação é a sua riqueza em fibras, que ajuda na saciedade e no bom funcionamento do trato intestinal, e a composição elevada de cálcio e potássio.

O cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos ao longo da vida, o que previne o aparecimento de doenças como a osteoporose. Já o potássio é um mineral que se destaca por contribuir para a saúde dos músculos, incluindo o coração.

Benefícios do rabanete

Um dos poderosos nutrientes na composição do rabanete é o isotiocianato, que é um antioxidante natural. Isso significa dizer que o alimento ajuda a desintoxicar o organismo e a prevenir até o surgimento de câncer. O alimento costuma ser consumido em saladas, mas o rabanete pode estar em diversas receitas.


Veja mais:

Couve-de-bruxelas: benefícios para a saúde e receitas

Como higienizar couve-flor e brócolis com poucos itens e de maneira rápida

Temas relacionados