A couve-de-bruxelas é um vegetal delicioso e muito saudável, mas pouco consumido no Brasil. Por ter um sabor bem acentuado, acaba não agradando algumas pessoas. O que muita gente não sabe é que ela pode ser preparada de diversas formas diferentes e, assim, se adequar a cada paladar. Seu consumo regular é muito benéfico para a saúde por ser rica em vitaminas, ômega-3 e sais minerais. Confira os benefícios da couve-de-bruxelas e aprenda receitas para fazer em casa:
Confira os benefícios da couve-de-bruxelas e aprenda receitas
Benefícios da couve-de-bruxelas para a saúde
Além de ir super bem com carnes e sopas, a couve-de-bruxelas é uma grande aliada para a saúde. É um alimento rico em vitaminas A , K e C, contendo também grande quantidade de sais minerais como fósforo e ferro. Também possui ácido fólico, fibras alimentares e ômega-3.
Através de todos esses nutrientes, a couve-de-bruxelas ajuda a controlar os índices de colesterol e açúcar no sangue, porque estimula o bom funcionamento do fígado e da produção dos chamados ácidos biliares, que usam colesterol como combustível. Para quem quer emagrecer é um ótimo vegetal, pois ajuda a regularizar o intestino e aumenta a sensação de saciedade por conta da grande concentração de fibras. Além disso, é pobre em calorias e também auxilia no processo de digestão.
Por conta do ômega-3, ela auxilia no bom funcionamento das atividades cerebrais, melhorando as funções cognitivas e a memória, além de ajudar a combater a depressão e a ansiedade. Por ser rica em vitamina K, ajuda também na manutenção dos tecidos do corpo e na fortificação dos ossos, sendo essencial para quem sofre de osteoporose (condição na qual se perde massa óssea).
A couve-de-bruxelas também possui ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral e antibacteriana, agindo contra vários tipos de processos infecciosos.
Como consumir couve-de-bruxelas
Existem várias receitas com couve-de-bruxelas, que vão desde saladas até sopas. Por ter um sabor muito forte, vai bem com carnes, podendo ser um ótimo acompanhamento em churrascos.
Pode também ser feita em conserva, confira uma receita de couve-de-bruxelas em conserva:
Ingredientes
20 couves-de-bruxelas
1 pimenta jalapeño cortada
1 pimenta-vermelha picada
3 dentes de alho
2 xícaras de vinagre ou vinho branco
1 xícara de azeite
2 galhos de tomilho fresco
2 galhos de coentro fresco
pimenta-do-reino a gosto
mostarda seca a gosto
cominho em pó a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
Ferva 2 xícaras de água em panela grande e adicione as couves-de-bruxelas, as pimentas e o alho.
Remova do fogo, cubra e deixe descansar por 10 minutos.
Escorra bem e adicione em potes de vidro previamente esterilizados.
Em outra panela, ferva o vinagre (ou vinho branco) com os demais temperos e deixe descansar por 10 minutos
Depois, encha os vidros com o líquido ainda quente, adicione o azeite e lacre firmemente.
Armazene os vidros em local fresco e escuro
Espere duas semanas para consumir.
Aprenda receitas variadas com couve-de-bruxelas