Um pedaço de cuscuz de tapioca com uma porção generosa de leite condensado pode fazer toda a diferença no seu dia. O doce tradicional nordestino tem origem nos povos indígenas, que já usavam a farinha de mandioca para cozinhar. Atualmente, a sobremesa leva tapioca granulada, leite de coco, leite, coco ralado, açúcar e leite condensado para criar um doce macio e que é melhor servido gelado. Visualmente, o cuscuz baiano de tapioca parece um tapetinho de neve, com o coco ralado cobrindo toda superfície. A receita de cuscuz doce é muito simples: basta misturar o leite morno com todos os ingredientes e aguardar que a tapioca absorva os líquidos e aumente de tamanho. Se quiser, pode servir em temperatura ambiente, mas o gosto fica melhor após algumas horas na geladeira. Você também pode usar o leite condensado como cobertura, para dar um toque especial. De qualquer forma, essa iguaria que é o cuscuz baiano fica irresistível.
Ingredientes (20 porções)
3 xícaras (chá) de tapioca em grãos (encontrada nos supermercados) 1/2 kg de açúcar (ou a seu gosto) 2 vidros de leite de coco 1 pacote de coco ralado (se preferir use 1 coco fresco ralado, fica bem melhor) 1 litro de leite fervido, mas já morno, quase frio Leite condensado (para usar como cobertura, se quiser)
Utensílios
Bowl
Colher de silicone
Prato de sobremesa
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Em uma vasilha ou pirex, despeje a tapioca e reserve.
- 2
Misture o leite de coco, o coco ralado e o açúcar ao leite fervido, já morno.
- 3
Adicione essa mistura à tapioca no pirex, mexa, cubra com um pano (ou tampa) e deixe descansar, mexendo de vez em quando.
- 4
Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite.
- 5
Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca.
- 6
O ideal é que deixe um pouco mole, pois após colocar na geladeira, endurece mais um pouco.
- 7
O cuscuz deve ficar com a consistência de um arroz doce bem cremoso.
- 8
Sirva gelado, regado com leite condensado.
Informações adicionais
Como fazer coco ralado fresco para utilizar no cuscuz baiano
Preparar um cuscuz doce de tapioca com coco ralado fresco vai realçar o seu sabor e deixar ainda mais gostoso. Se você não sabe como fazer isso, o TudoGostoso está aqui para ajudar!
Primeiro, você vai precisar soltar o coco da casca dura. Um truque para facilitar o processo é cozinhar a fruta no vapor por 5 minutos e inserir a faca entre o coco e a casca. Ela vai soltar rapidinho e você já pode seguir para fazer o coco ralado fresco do cuscuz baiano.
Após isso, pegue a polpa e passe em um ralador ou em um processador que deixe o coco bem fininho. Junte 100g (tamanho do pacote de coco ralado industrializado usado na receita de cuscuz doce) e leve para secar no forno a 180°C por 10 minutos.
Se tiver polpa sobrando, não jogue fora! Aproveite para fazer um leite de coco caseiro que, assim como o coco ralado fresco, vai levar o seu cuscuz baiano de tapioca a outro patamar.
Mais receitas com tapioca para saborear em qualquer momento do dia
A tapioca é um ingrediente que vai bem tanto com receitas salgadas quanto com receitas doces, como vimos com essa receita de cuscuz doce simples.
Se quiser aproveitar o melhor dos dois mundos, não deixe de experimentar pratos deliciosos tal qual o cuscuz branco como o dadinho de tapioca, o bolo de tapioca cremoso, o pão de queijo de frigideira de tapioca, a torta de tapioca com frango e o pudim de tapioca.
Para preparar uma receita de cuscuz doce ou salgada como um chef, veja também:
Esse jeito de fazer cuscuz é muito mais fácil: não precisa de cuscuzeira e pode ser doce ou salgado!
Como fazer cuscuz de tapioca: simples, cremoso e com 4 ingredientes
Cuscuz de caneca que você pode fazer no micro-ondas em 5 minutos e tem o tamanho certo para o café da manhã