
Aprenda agora como fazer cuscuz de milho sem cuscuzeira de um jeito bem rápido (Créditos: Shutterstock)
O cuscuz de milho é uma receita clássica da culinária brasileira, sendo degustado em todos os cantos do país. O preparo tradicional necessita deixar o flocão de milho de molho para hidratá-lo e, em seguida, cozinhar no vapor. Porém, você sabia que existe um modo bem mais simples de fazer isso e que é muito comum no Norte e Nordeste do Brasil? Estamos falando do cuscuz 40, um prato típico principalmente do Piauí.
Diferente da forma tradicional de se preparar o cuscuz de milho, o cuscuz quarenta é feito direto na panela com água. Ele é muito popular durante o ano inteiro, mas ganha ainda mais destaque e visibilidade durante as Festas Juninas. Ele fica pronto muito rápido, em apenas 15 minutos, e você pode preparar tanto salgado quanto doce. O melhor é que nem precisa de cuscuzeira para fazer! Bateu a curiosidade? Então vem aprender como fazer o cuscuz 40 em casa!
Receita de cuscuz 40 (ou quarentão): aprenda como fazer
Ingredientes:
- 1/2 kg de flocão de milho
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 litro de leite
- 100 g de coco ralado
- 200 g de açúcar
- 1 colher (café) de sal rasa
Modo de preparo:
A nossa receita de cuscuz 40 é doce, mas você também pode prepará-la salgada, basta não acrescentar o açúcar. Assim, você faz um cuscuz de milho mais tradicional, perfeito para comer com um pouquinho de manteiga ou requeijão.
- Para começar, coloque o leite em uma panela grande, adicione a manteiga, o açúcar e o sal e leve para ferver.
- Em fogo médio, misture tudo muito bem até que o leite comece a borbulhar.
- Então, entre com o coco ralado e cozinhe por mais 2 minutos.
- Passado esse tempo, acrescente o flocão de milho e, com ajuda de uma colher de pau ou uma colher grande, misture tudo e continue cozinhando a massa até que ela fique bem lisa e homogênea, desgrudando das laterais.
- Transfira a massa para a forma de sua preferência. Isso serve para modelar o cuscuz.
- Deixe amornar na forma desejada e, então, com ajuda de uma faquinha, desgrude as laterais do cuscuz e desenforme.
Agora é só degustar essa maravilha, não dá nem para acreditar que é tão fácil né? Você pode usar uma forma só ou distribuir a massa em várias forminhas menores, fica a seu critério!
Veja mais:
Bolo de cenoura cremoso com flocão de milho: você precisa aprender essa receita maravilhosa!
Coxinha de cuscuz com carne-seca é a nova moda do Tiktok para fazer em casa (você nunca mais vai querer fazer a receita tradicional)