• Entrar
  • Cadastrar
Laranja na feijoada: a mistura de ferro com vitamina C é mesmo imbatível para a saúde ou é mito?

Descubra de uma vez por todas qual é o papel da laranja na feijoada e entenda se o que te contam é verdade.

Combinação de ferro com vitamina C é mesmo poderosa? (Foto Shutterstock)

Será que é certo misturar alimentos fontes de ferro e de vitamina C na mesma refeição? Já se sabe que algumas misturas não colaboram muito para uma melhor absorção de nutrientes pelo organismo. Então, nada melhor do que esclarecer essa questão.

Muita gente afirma que comer feijoada com umas rodelas de laranja são uma ótima forma para ajudar na digestão, afinal, as carnes presentes nesse prato amado dos brasileiros são bastante gordurosas. Mas será que é só por este motivo?

Antes de mais nada, é essencial saber qual a função da vitamina C e do ferro para entender o que acontece quando os dois se juntam.

O que dizem estudos sobre a combinação do ferro com a vitamina C

Muitos estudos comprovam que essa combinação oferece muitos benefícios para sua saúde. Qual a função do ferro e vitamina C no nosso organismo?

De acordo com a sabedoria popular, os alimentos ricos em ferro são fundamentais para evitar anemia e os ricos em vitamina C são perfeitos para prevenir e curar doenças infecciosas. Mas se você ainda pensa que os benefícios poderosos de cada um deles se limita aos citados, é hora de se atualizar.

O benefícios do ferro para além de prevenir anemia

O poder do ferro não se limita a prevenir anemia. Esse mineral é a principal substância que compõe a hemoglobina e essa proteína presente nas hemácias tem como função fazer o transporte de oxigênio.

O ferro também atua na síntese do DNA, auxilia no metabolismo energético e na conversão da vitamina A para ser absorvida pelo organismo. Produtos de origem animal costumam ser ricos em ferro, assim como leguminosas, grãos e folhas na cor verde escura.

Para que serve a vitamina C?

Você sabia que a vitamina C não se limita a curar os sintomas da gripe? Ela tem um importante antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento. Mas além disso, a vitamina C auxilia na formação dos vasos sanguíneos e músculos, age no processo de combate a inflamações, aumenta a imunidade ao ajudar a produzir as células de defesa do corpo e ainda auxilia na absorção do ferro pelo organismo.

Os principais alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas e vermelhas, brócolis, couve, pimentão amarelo, entre outros.

Pode misturar ferro e vitamina C! Combinação é poderosa

A conclusão é que, sim, a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo e isso não é um mito. E por que isso acontece? A associação de vitaminas com minerais é uma ótima combinação para o organismo.

Quando as vitaminas interagem com os minerais, há um aumento da biodisponibilidade dos nutrientes para o organismo. E por esse motivo a laranja é uma presença essencial no prato de feijoada, e não apenas para ajudar na melhor digestão das carnes gordurosas. A fruta vai ajudar o organismo a melhor absorver o ferro presente no feijão, nas carnes e na couve.

Agora que você já sabe que essa combinação é poderosa, nunca mais deixe as rodelas de laranja de lado no prato da feijoada. O seu organismo vai agradecer!

Veja mais:

Conheça 15 alimentos que aumentam a imunidade e aprenda 45 receitas com eles.
Combata a anemia com esses alimentos ricos em ferro.

Temas relacionados