Que atire a primeira pedra quem nunca teve mofo em casa! Por mais cuidado que a gente tenha, e por mais rigorosa que seja a limpeza, aparecer mofo nas paredes é algo que pode ser inevitável em alguns locais do Brasil, principalmente onde a umidade é alta e a ventilação é pouca. E, diferente do que muita gente pensa, não se deve passar pano no mofo sem antes removê-lo, e é isso que nós vamos explicar hoje!
Como remover mofo das paredes com segurança: veja o que os especialistas dizem
Apareceu mofo no teto do seu banheiro e você acha que é só passar um pano úmido ou pintar que resolve? Pois fique sabendo que não! Em entrevista ao g1, o otorrinolaringologista José Otávio Vasques Aires explicou que a presença de mofo na casa pode ser prejudicial até para quem não tem nenhum tipo de alergia.
Segundo o especialista, além de atacar a alergia de quem já sofre com rinite e sinusite, por exemplo, a presença de fungos pode causar sinusite fúngica, sinusite bacteriana, otite, laringite, bronquite, asma e até pneumonia. O que Aires indica é a limpeza da área mofada usando água sanitária, seguida do uso da bucha para remover os fungos.
Use água sanitária pura para remover mofo das paredes
Julio Cesar Luchmann, fitoterapeuta clínico, explica que é preciso usar a água sanitária pura e deixar agir por cerca de 15 minutos. Só depois disso passar um pano ou esponja com álcool. Por último, ele indica passar vinagre de maçã. Por ser ácido, ele ajuda a eliminar o fungo e também a impedir que ele volte. Esse processo deve ser feito uma vez por semana por, pelo menos, três semanas.
Quando passamos o pano sem antes realizar o processo com a água sanitária, estamos apenas espalhando o fungo por todo o ambiente, permitindo que ele entre em contato e contamine até mesmo outras partes da casa.
No caso de guarda-roupas, por exemplo, que são escuros e não há circulação de ar, o ideal é ter um potinho de antimofo dentro deles, para evitar essas situações. Também é importante lembrar de lavar as roupas que estão guardadas há muito tempo.
Por fim, o mais indicado para evitar fungos em casa, principalmente em áreas mais úmidas, é a impermeabilização das paredes e tetos. Dessa forma, você cuida da sua saúde e da sua família!
Veja mais:
O que acontece se eu comer a 'parte boa' de uma fruta com pontinhos de mofo?