
Vem aprender a corrigir o erro e pegar dicas de como resolver o problema (Créditos: Shutterstock)
Quem nunca foi fazer uma faxina na casa e se deparou com uma mancha de mofo se espalhando pela parede? Acontece que nem sempre a infiltração é a única responsável por esse problema, pois um hábito bastante comum, que a maioria das pessoas nem percebe, pode criar as condições perfeitas para a proliferação de fungos: encostar os móveis diretamente na parede.
Embora pareça inofensivo, esse costume pode trazer grandes prejuízos, pois além de espalhar nos móveis, o mofo também é muito prejudicial para a saúde. Mas, fique tranquilo que nós vamos te explicar como resolver esse problema e como evitar que aconteça novamente. Dê uma olhada!
Como encostar os móveis na parede gera mofo?
Encostar os móveis na parede é uma prática muito comum, que às vezes é feito para não ocupar tanto espaço no ambiente. No entanto, essa simples escolha prejudica a ventilação do local, por isso quando móveis grandes, como guarda-roupas e sofás, ficam colados à parede, formam uma barreira que impede que a umidade se dissipe.
Ao bloquear a circulação de ar entre o móvel e a parede, cria-se um ambiente abafado, perfeito para o acúmulo de umidade. E onde há umidade, há grandes chances de mofo e fungos se instalarem, seja por infiltrações ou até pela umidade natural do ar.
Essa falta de ventilação não só compromete a durabilidade dos móveis, como também pode prejudicar sua saúde. Isso porque os fungos liberam esporos que afetam diretamente o sistema respiratório, sendo especialmente perigosos para quem sofre de alergias, como rinite, sinusite, asma ou outros problemas respiratórios.
Então, por mais que pareça prático para economizar espaço, manter uma distância mínima entre os móveis e a parede é essencial. Essa pequena mudança no posicionamento pode fazer toda a diferença para manter o ambiente mais saudável e livre de mofo.
Como retirar o mofo da parede?
A primeira coisa a se fazer é aplicar água sanitária pura diretamente na área afetada.Deixe o produto agir por cerca de 15 minutos para eliminar os fungos e depois use uma esponja para esfregar bem a superfície e remover os resíduos. Você também pode passar um pano ou esponja com álcool para reforçar a limpeza.
Especialistas indicam que aplicar um pouco de vinagre de maçã na área higienizada não só a eliminar possíveis vestígios de fungos, mas também previne o retorno do mofo. Para garantir que o problema não volte, faça esse procedimento uma vez por semana, por pelo menos três semanas.
Como evitar o surgimento de mofo nas paredes?
Além de manter a boa ventilação dos ambientes, sempre que possível, deixe janelas e portas abertas, especialmente em dias ensolarados. Você também pode usar produtos que ajudam no controle da umidade, como desumidificadores ou potes antimofo, principalmente em locais mais fechados e úmidos, como banheiros, lavanderias e quartos. Ficar atento a sinais de infiltração, manchas ou odores também é fundamental para agir rapidamente e evitar que o problema se agrave.
Veja mais:
É assim que lava garrafa de água do jeito certo para evitar mofo
Quase ninguém faz isso e acaba com travesseiros amarelados de mofo