O mofo pode aparecer em armários da cozinha, deixar um cheiro ruim nas roupas e até tomar conta das paredes. Ele é um incômodo não só por uma questão estética, mas também de saúde. Nas paredes, as manchas escuras estragam qualquer pintura e também podem causar alergias, irritações e sérias consequências para o sistema respiratório. A boa notícia é que é possível resolver esse problema com dicas simples e materiais fáceis de encontrar. Listamos dicas valiosas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!
Água sanitária é o produto ideal para tirar mofo da parede com facilidade
O que cria o mofo?
É difícil estabelecer apenas uma causa para o surgimento de mofo pela casa. Normalmente o problema é resultado de uma combinação de fatores. Entre eles: umidade, falta de luz solar e pouca circulação de ar.
O mofo também pode ser causado por alguma infiltração, um problema que pode ficar bem aparente principalmente em dias chuvosos. Nesses casos, o mais indicado é buscar mão de obra especializada para uma solução definitiva. Hoje em dia também é possível encontrar com facilidade impermeabilizantes e mantas anti-mofo para usar nas paredes e até no teto.
O que fazer para evitar mofo?
Para evitar mofo, é importante manter a casa sempre arejada e limpar constantemente espaços com pouca ventilação como paredes atrás de móveis, armários fechados por muito tempo e baús de camas e sofás. Se possível, evite encostar móveis nas paredes e use aqueles produtos com bolinhas de cloreto de cálcio que absorvem a umidade dos ambientes.
A cozinha, o banheiro e a lavanderia precisam de atenção redobrada, já que são espaços naturalmente mais úmidos. Nesse caso, limpe sempre azulejos com desinfetantes e evite o acúmulo de água em qualquer espaço.
O que acaba com mofo na parede?
Não deu para prevenir o mofo? Calma que esse problema ainda tem solução! A água sanitária vai ser sua melhor amiga nessa tarefa. O alvejante na versão sem cloro consegue limpar as manchas escuras nas paredes com facilidade
O primeiro passo é fazer uma solução de água normal e água sanitária numa proporção de um para um. Você pode colocar essa mistura em um borrifador e aplicar na área que deseja limpar. Caso não tenha borrifador, passe um pano na solução e depois na parede. Para manchas muito escuras, use só o alvejante, sem a água comum.
Após borrifar, deixe a solução agir por um período de 10 a 15 minutos. Em seguida, esfregue uma esponja ou escova para tirar qualquer mancha que tenha restado na superfície. Use um pano para secar bem a parede no final. É importante deixar o ambiente ventilado para a aárea limpa secar bem, evitando o surgimento do mofo novamente. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até conseguir retirar todo o foco do mofo do local.
Veja mais
Como limpar esfregão com produtos que você tem em casa
7 truques para deixar o pano de prato branquinho e arrasar na limpeza