Procurando uma solução antimofo para a sua casa? Ninguém merece aquelas manchas na paredeou roupas cheirando mal por conta do bolor. Para resolver esse problema, vamos compartilhar uma dica que vai te ajudar: o antimofo caseiro! O produto é perfeito para colocar dentro de móveis ou outros ambientes da casa que tendem a mofar, sendo mais barato do que adquirir a versão pronta no mercado. Quer saber como fazer? Confira as dicas a seguir!
Antimofo caseiro: aprenda como fazer o produto para evitar mofo pela casa
Aprenda como fazer antimofo caseiro: dica prática e econômica para lidar com a umidade
O que fazer para evitar mofo?
Nem sempre é fácil evitar mofo, principalmente quando a casa não é contemplada com luz do sol, tem boa ventilação ou passa muitas horas do dia fechada. Quando identificar alguma área problemática, é importante conter o mofo rapidamente para não permitir que ele se espalhe pelo cômodo. Em situações muito críticas, avalie medidas mais estruturais como serviços de impermeabilização.
No dia a dia, além de usar produtos antimofo, você pode limpar paredes e outras superfícies com água sanitária para tirar manchas ou evitar o aparecimento de novos focos.
Garanta a ventilação principalmente em ambientes úmidos, como o banheiro, a cozinha e a lavanderia. Além disso, evite encostar móveis diretamente na parede e deixar armários e cômodos fechados por muito tempo. Sabe aquela parte do guarda-roupa com peças de frio que você só abre uma vez por ano? Melhor limpar com mais frequência!
Antimofo caseiro vai ajudar a conservar roupas guardadas no armário
Como fazer antimofo caseiro?
O melhor ingrediente para fazer o antimofo caseiro é o cloreto de cálcio. Ele absorve o vapor da água do ambiente e o transforma em uma solução líquida. Esse produto pode ser facilmente encontrado na internet, sendo inclusive vendido em grande quantidade com ótimo custo-benefício.
Você só precisa colocar o produto dentro de um potinho de plástico com alguns furinhos na tampa e posicionar no local onde você precisa evitar o mofo. Depois de alguns dias o composto vai ficar bastante úmido e aí é só trocar.
Você também pode cobrir o cloreto com um papel-toalha ou um filtro de café antes de fechar a embalagem. Isso vai impedir que o material vaze caso o recipiente caia no chão, por exemplo. Também é possível encontrar potes específicos para isso na internet e você também consegue reutilizar embalagens de produtos antimofo comprados prontos no mercado.
Existem outros materiais que podem ser usados com o mesmo objetivo, como o sal grosso, sílica em gel (sem tirar dos saquinhos) e carbonato de cálcio. Esses produtos, porém, têm uma capacidade de absorção menor da umidade.
Veja mais
Misturinha com pimenta é a melhor forma caseira de espantar baratas
Não jogue o fermento vencido fora! Veja como o ingrediente pode ajudar na faxina