A esponja de lavar louça é um dos itens de cozinha mais utilizados. Apesar de parecer um objeto inofensivo, ela pode acarretar uma série de problemas de saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Giessen, na Alemanha, descobriu que ela contém até 200 vezes mais germes e bactérias que o vaso sanitário! Pois é, mesmo estando em contato direto com a água e outros produtos de limpeza diariamente, a esponja de lavar louça pode ser uma porta de entrada para uma série de infecções.
Veja a seguir quais são os cuidados necessários com a esponja de cozinha e com que frequência ela deve ser trocada.
Como higienizar a esponja de lavar louça?
A esponja de lavar louça é um objeto poroso que retém muita água. Essa umidade cria o ambiente perfeito para a proliferação de germes e bactérias que podem desencadear infecções e outros diversos problemas de saúde. Os indivíduos com maior risco de contaminação são os idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade. Os microrganismos presentes nas esponjas ainda podem infectar talheres, pratos e outras louças, o que pode estender os perigos também para os alimentos.
Para reduzir os riscos de contaminação e deixar a esponja mais limpa, o ideal é sempre higienizar o objeto após o uso. Mas não basta só lavá-la com água e sabão e deixar secar. O ideal é colocar o item no micro-ondas na potência alta por 2 minutos. O aquecimento ajuda a matar boa parte das bactérias e deixa a esponja mais seca, reduzindo a umidade.
Outra opção para higienizar a esponja de lavar a louça é usar uma solução de água com um pouco de água sanitária. Mergulhe o objeto na mistura e deixe por uns 30 segundos. Depois, coloque para secar. Lavar a esponja com água fervente também é uma boa alternativa, pois o calor elimina os microrganismos da mesma forma que a técnica do micro-ondas.
Quando trocar a esponja de lavar louça
Se você só troca a sua esponja quando ela está em péssimo estado, saiba que está colocando sua saúde em risco. As esponjas de lavar louça devem ser substituídas a cada 15 dias ou, no máximo, 1 vez por mês se for usada poucas vezes ao dia. Mesmo que o objeto ainda pareça útil, o melhor a se fazer é trocar por uma nova, pois a higienização não garante que todos os microrganismos foram eliminados.
Não se esqueça de manter as esponjas novas em um local limpo e seco. Nunca utilize o objeto em outros locais da cozinha e da casa. Deixe ela exclusiva para louças para não aumentar a contaminação. Portanto, nada de utilizar a mesma esponja de lavar talheres e pratos para limpar a pia ou fogão. Tenha uma específica para cada tarefa.
Veja também:
Lavar louça de forma mais fácil: 6 dicas que fazem a diferença
Truques de limpeza para a cozinha: lista com 15 dicas incríveis