• Entrar
  • Cadastrar
Você nunca mais vai colocar detergente direto na esponja de lavar louça depois que souber disso

A quantidade de detergente que você coloca diretamente na bucha pode afetar a saúde do seu intestino

Você nunca mais vai colocar detergente direto na esponja de lavar louça depois que souber disso

O movimento que você lava a louça também interfere no resultado (Foto: Shutterstock)

Você costuma colocar o detergente direto na esponja na hora de lavar louça? A partir de agora você vai entender por que esse método não é eficaz. Muitas pessoas nem imaginam os efeitos negativos, tanto para a saúde quanto para o bolso.

A explicação é simples. O fitoterapeuta Julio Cesar Luchmann (@julioluchmann) explica que a água é uma molécula polar, enquanto a gordura é uma molécula apolar. Ou seja, as duas substâncias não se conectam e por isso não se misturam naturalmente.

E aí que entra o detergente que você utiliza para tirar a gordura da sua louça (mas não é recomendado para higienizar a esponja).

Entenda por que muita gente lava a louça do jeito errado

Para resolver esse problema entre a incompatibilidade da água e da gordura, o ser humano criou uma substância chamada anfifílica. Ela tem uma extremidade polar que se gruda na água e uma extremidade apolar que se gruda na gordura.

Conforme ressalta o especialista, esse processo é a já conhecida emulsificação, que permite que a gordura seja removida pela água.

Porém, o que realmente facilita não é a quantidade de detergente que você coloca na esponja, mas sim o movimento de esfregar a bucha nos objetivos.

"Se você entupir a sua bucha com detergente, não é isso que determina uma boa lavagem. Muito pelo contrário", afirma ele.

Exagerar no detergente ao lavar louça pode afetar o intestino

Se você colocar excesso de detergente na esponja, vai acabar deixando resíduos na louça, o que pode prejudicar a saúde intestinal: "Inevitavelmente, vai acabar ficando detergente na louça que você está lavando."

O detergente no seu intestino pode afetar a permeabilidade intestinal e, ao longo do tempo, causar o que é conhecido como leaky gut (intestino permeável), um problema relacionado ao excesso de emulsificantes, como o detergente.

E é bom lembrar também que depois que você usa as esponjas, é necessário higienizá-las para preservar a sua saúde também.

Esse é o jeito certo de lavar a louça de forma eficaz

A melhor maneira de lavar a louça de forma eficaz e saudável é a seguinte:

  1. Coloque uma colher de sopa rasa de detergente em um recipiente (como uma xícara);
  2. Adicione água morna, mas evite a água fria, pois a temperatura aquecida facilita o processo químico, e misture;
  3. Em seguida, molhe a bucha com essa mistura e comece a lavar a louça;
  4. Não esqueça que o movimento da bucha que causa a emulsificação, e não a quantidade de detergente.

Segundo essas dicas, você vai ver como é possível se livrar da gordura com mais facilidade e ainda vai sentir o resultado no seu bolso.

Veja mais!

Sua esponja de lavar louça pode colocar sua vida em risco! Veja os cuidados necessários ao utilizar o item de cozinha

O truque do copo de água na fritadeira é um dos melhores que já recebi

Temas relacionados