
Nada de colocar o detergente diretamente na esponja! (Créditos: Shutterstock)
Todo mundo acha que está lavando louça do jeito certo ao despejar um pingo de detergente direto na esponja. Mas existe um método simples e muito mais eficiente. Além de deixar a louça brilhando com menos esforço, ainda vai te fazer economizar o produto como nunca! Quem explica isso melhor é o neurocientista Julio Luchmann, a partir do seu perfil no Instagram. Ele aponta que o que importa não é a quantidade de detergente que você utiliza para limpar as superfícies com gordura, e sim o movimento que faz. Até se você exagerar no uso do detergente em um simples copo, isso pode te causar problemas de saúde no futuro. Venha entender!
Por que não despejar o detergente diretamente na esponja?
Quando você pinga o detergente direto na esponja, grande parte dele fica preso dentro da espuma e não vai para a louça. Você sente que precisa colocar mais e mais, gastando o frasco muito mais rápido do que deveria. O que faz o detergente limpar os itens de cozinha sujos e com gordura é o movimento e a força que você aplica na esponja, e não a quantidade.
O jeito certo de utilizar o detergente
Quando você aplica o produto diretamente na superfície oleosa, ele age mais rápido e com mais eficiência, economizando tempo e esforço. E atenção: não pense que o excesso de espuma significa mais limpeza! Quando aplicado direto no item, você precisa de menos produto e espuma, porque ele vai exatamente onde é necessário.
Para fazer da forma ideal, aplique algumas gotas de detergente direto na panela, prato ou talher engordurado. Se possível, utilize água morna para limpar melhor as superfícies. Esfregue com a esponja úmida e enxágue normalmente.
Como o excesso de detergente pode ser prejudicial para a saúde
O excesso de detergente, especialmente quando não é bem enxaguado da louça, pode sim trazer riscos à saúde, ainda que seja algo sutil e acumulativo. Quando usamos muito detergente e não enxaguamos direito, resíduos do produto podem ficar nos pratos, copos e talheres. Esses resíduos vão parar direto na comida e nas bebidas, e são ingeridos sem que a gente perceba. Isso pode pode irritar o estômago, o fígado e o intestino ao longo do tempo, além de desequilibrar as bactérias boas do intestino, afetando a digestão e a imunidade.
Veja mais
Aqui está o que você deve fazer ao comer pão para não ter pico de açúcar no sangue (serve para qualquer tipo)
5 aparelhos que você precisa desconectar da tomada toda vez que sair de casa