Lavar louça é uma das tarefas do dia a dia que as pessoas menos gostam de fazer. Além de ser chata, parece que não acaba nunca! Por isso, o TudoGostoso está sempre trazendo dicas para te ajudar nessa hora, e hoje nós vamos te ensinar o jeito certo de lavar louça sem precisar encher a sua esponja de detergente. É muito mais eficaz e econômico, e o melhor é que tem uma explicação científica por trás. Não acredita? Então vem que a gente te conta!
Por que você não precisa exagerar no detergente na hora de lavar louça?
Antes de mais nada, é importante entender o papel do detergente na hora de lavar a louça. Falando assim, é claro que você vai dizer que é para limpar e desengordurar, mas por que só a água não é suficiente?
Acontece que as moléculas de água e de gordura não se misturam e, para que a gordura saia dos utensílios, é necessário usar um produto como o detergente. O detergente contém um tipo de molécula que faz com que tanto as moléculas de água quanto as moléculas de gordura grudem nele, permitindo que elas saiam junto com a espuma na lavagem.
No entanto, diferente do que muita gente acredita, não é a quantidade de detergente que vai facilitar a remoção de gordura de pratos e panelas, mas, sim, a emulsificação entre essas três substâncias: detergente, gordura e água. E é aí que entra o ato de esfregar a esponja nos itens sujos.
Por isso, para conseguir lavar uma louça inteira, você não precisa usar uma enorme quantidade de detergente. Na verdade, você só vai precisar de 1 a 2 colheres de sopa rasas. Acredite, não é mentira! Coloque essa quantidade em um copo ou xícara e, em seguida, acrescente água morna. A água morna acelera a química e facilita a lavagem.
Pegue a esponja e molhe nessa solução. Com ela molhada, lave as suas louças, esfregando por toda a área. Depois, é só enxaguar! Você economiza água, detergente, tempo e saúde.
Por que usar detergente demais é prejudicial para a saúde?
Usar muito detergente para lavar louça pode ser prejudicial à saúde, sabia? Isso porque, muitas vezes, ele não é removido de forma adequada e acaba entrando em contato com o nosso organismo quando usamos aquele item novamente. Esse detergente entra no nosso intestino e causa desestruturação da membrana celular e morte das células. Isso tudo pode levar à síndrome do intestino permeável, e até falência de órgãos que tiveram contato com o detergente.
Na síndrome do intestino permeável, a barreira intestinal é comprometida por causa do detergente, o que permite que substâncias prejudiciais à saúde entre na corrente sanguínea.
Veja mais:
Sua esponja de lavar louça pode colocar sua vida em risco! Veja os cuidados necessários ao utilizar o item de cozinha