• Entrar
  • Cadastrar
Odeia lavar louça? Esses 6 truques PRÁTICOS vão mudar sua vida e facilitar sua rotina

Se você tem zero prática na cozinha, você precisa conferir essas dicas infalíveis do TudoGostoso para lavar louça sem sofrer! 

Chega de sofrer na hora de lavar louça! Aprenda esses truques maravilhosos e nunca mais passe perrengue! (Créditos: Shutterstock)

É inegável que lavar louça é uma das tarefas domésticas mais chatas de fazer, principalmente porque ela não acaba nunca! Você esvaziou a pia, ela está um brinco, você pisca e pronto: uma nova pilha de louça suja se formou. É um verdadeiro pesadelo! Por isso, o TudoGostoso está sempre trazendo dicas para limpar a cozinha com mais facilidade e rapidez, proporcionando uma rotina mais tranquila para você. Hoje nós vamos ensinar 6 truques para lavar louça que vão mudar a sua vida, principalmente se você é principiante nessa arte. Confira!

Truques para lavar louça que vão facilitar o seu dia a dia: confira as dicas práticas!

Tenha sempre duas esponjas

Para começar, a dica que o TudoGostoso dá para todo mundo é: tenha duas esponjas. Pode parecer absurdo, mas você vai ver que isso vai facilitar horrores a sua rotina de limpeza da cozinha. De verdade, testado e aprovado pela nossa equipe! Reserve a esponja menos abrasiva para itens que não estão muito sujos ou engordurados, como copos, taças, xícaras, canecas, pires e colheres de chá ou café. Dessa forma, essa esponja se mantém limpa por mais tempo e não corre o risco de engordurar os utensílios que não estavam engordurados.

Enquanto isso, deixe aquela esponja mais abrasiva para o restante das louças, como os pratos, travessas, panelas e talheres, que costumam estar bem mais engordurados. Por mais que se lave bem a esponja engordurada, ela pode deixar aquelas marcas feias nas taças e copos de vidro que, vamos combinar, são terríveis. Tendo duas esponjas impede que isso aconteça!

Retire os restos de comida antes

Um dos piores erros que você pode cometer na hora de lavar louça é colocar os pratos, panelas ou travessas com resto de comida direto na pia. Além de contaminar todos os outros utensílios, ainda corre o risco de entupir. Para não passar por esse estresse, retire tudo e jogue fora primeiro. Assim, você já vai notar como vai ficar mais fácil! E isso serve para aquelas gorduras mais sólidas que ficam no fundo da assadeira quando assamos carne de porco ou frango, por exemplo, que não precisam ficar de molho para amolecer.

Comece pelos copos e talheres

Se você não tiver como ter duas esponjas separadas no momento, a dica é sempre começar pelos copos e depois pelos talheres, que são as louças que costumam estar menos sujas e engorduradas. Quando esses já estiverem bem limpos, já pode passar para os próximos itens da pilha de louças.

Não coloque recipientes muito gordurosos junto com os demais

Assadeiras, por exemplo, que costumam ficar com gordura grudada no fundo, não devem ser adicionadas à pia junto com louças pouco sujas, já que a gordura pode acabar vazando e deixando tudo muito engordurado, só dificultando o seu trabalho. Chega dá nervoso só de pensar!

Deixe as louças mais sujas para o final

Sempre deixe os itens de cozinha mais sujos para serem lavados por último, porque a esponja fica mais limpa por mais tempo e não transfere gordura de uma louça para a outra!

Tenha em mãos um spray com vinagre e água

Por fim, uma dica de ouro que vai salvar sua vida e ainda te ajudar a economizar dinheiro com desengordurante! Tenha sempre um borrifador com 50% vinagre e 50% água. Essa mistura é poderosa demais e ajuda até a remover crostas do fundo de travessas e assadeiras, basta dar algumas borrifadas e deixar agir por uns minutinhos.

Com essas dicas, lavar louça nunca foi tão fácil!

Veja mais:

Truques de limpeza para a cozinha: lista com 15 dicas incríveis
Faxina completa da cozinha em 30 minutos: veja as dicas

Temas relacionados