• Entrar
  • Cadastrar
Aqui está o que você deve fazer ao comer pão para não ter pico de açúcar no sangue (serve para qualquer tipo)
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Veja como diminuir o pico de glicemia ao consumir pão no dia a dia

Aqui está o que você deve fazer ao comer pão para não ter pico de açúcar no sangue (serve para qualquer tipo)

Hábito simples ajuda a controlar os picos de glicose ao comer pão (Créditos: Canva)

Quem tem diabetes ou apenas se preocupa com o índice glicêmico dos alimentos sabe que uma das principais preocupações nesse caso é o consumo do pão, conhecido por causar picos de açúcar no sangue. Seja pão francês, pão de forma, pão sírio e até torrada, não importa, dependendo da forma como é comido, ele pode ter um impacto negativo na sua rotina.

Na internet, existem muitos truques para diminuir o índice glicêmico do pão, como congelá-lo antes de consumir. Um truque válido, mas com resultados pouco relevantes. Outra dica popular que contam por aí para não aumentar a glicose quando come pão é torrá-lo primeiro, mas a nutricionista e educadora em diabetes Carol Neto acaba com essa ideia ao explicar que acontece ao contrário durante o processo de caramelização, que dá o gostinho de torrado do pão.

Mas isso não quer dizer que tudo está perdido! Existe, sim, um método eficaz e comprovado de diminuir os impactos do consumo de pão nos níveis de açúcar no sangue. Vem aprender!

Como diminuir o índice glicêmico do pão?

Por si só, o pão sempre terá praticamente o mesmo índice glicêmico, com variações entre pães feitos com farinhas integrais e outros ingredientes que aumentam a quantidade de fibras no alimento.

Quando comemos um pão sozinho, o carboidrato presente é metabolizado rapidamente em açúcar, aumentando os níveis no sangue de forma brusca e também causando uma queda brusca. Isso tudo pode ocasionar sensação de fadiga, tremedeira e mal-estar. Para evitar que isso aconteça, o mais recomendado segundo nutricionistas é juntar o pão, que é uma fonte de carboidrato, com outro grupo alimentar, como proteínas, fibras e gorduras. Assim, o pão é metabolizado mais devagar, e os níveis aumentam e diminuem gradativamente, garantindo mais saciedade e bem-estar ao seu dia a dia.

Não é à toa que muitos nutricionistas indicam comer pão com ovo, queijo, frango, atum e até salada. No café da manhã, unir uma fatia de pão com queijo ou ovo ao consumo de frutas ajuda ainda mais o seu organismo.

Mas lembre-se: antes de mudar qualquer coisa na sua alimentação, consulte um médico ou nutricionista que irá avaliar o seu caso de forma personalizada e indicar o que for melhor para você!

Veja mais:

Esse chá é ótimo para glicemia, retenção de líquidos e problemas urinários: sempre faço para a minha mãe

Temas relacionados