• Entrar
  • Cadastrar
Os utensílios de cozinha que nunca devem ser colocados na máquina de lavar louça

Ter uma máquina de lavar louça é uma mão na roda, mas nem todos os utensílios de cozinha podem ser lavados no aparelho. 

Saiba quais objetos você não deve colocar na lava-louça. (créditos: Shutterstock)

A máquina de lavar louças, sem dúvidas, é uma das maiores invenções da humanidade. Quem tem sabe como elas são a salvação na hora de limpar os diversos pratos, panelas, copos e outros utensílios. Porém, mesmo comportando vários itens de cozinha, alguns objetos não podem ser higienizados no aparelho pois correm o risco de sair danificados. Por isso, o ideal é sempre lavar essas peças à mão, mesmo que dê mais trabalho.

Saiba quais utensílios de cozinha não podem ir para a máquina de lavar louça.

Colher de pau e talheres com cabo de madeira

Falas, colheres e garfos com aço de madeira não se dão muito bem com água pressurizada. A superfície porosa do material absorve o líquido, fazendo com que o objeto inche e acabe rachando. Assim, o cabo do talher acaba se deteriorando mais rápido do que o normal. O mesmo vale para tábuas de corte, colher de pau e qualquer outro utensílio de madeira. O ideal, nesse caso, é lavar esses itens manualmente e com água corrente e sabão. Evite deixar esses objetos molhados por muito tempo.

Tupperware, copos e qualquer objeto de plástico

Outro material que não é indicado para a máquina de lavar é o plástico porque ele deforma quando submetido a altas temperaturas. Portanto, o aconselhável é deixar os tupperwares, copos e outros recipientes de plástico longe do aparelho. O calor da água pode causar danos irreversíveis nos utensílios, como furos, rachaduras e até mesmo derretê-los. Prefira lavar esses itens à mão.

Facas de chef

Se você tem facas profissionais em casa, lave-as sempre à mão. Normalmente, esses objetos são feitos com um metal mais delicado e a pressão e calor da água da lava-louças pode causar danos à lâmina.

Panelas com antiaderente

Panelas e frigideiras com antiaderentes - como teflon - não podem ir para a máquina de lavar louças. O processo de lavagem pode arranhar o esmalte do fundo e danificar o material, reduzindo a vida útil do objeto. As de inox inoxidável e vidro temperado podem ir para a máquina, desde que fiquem com a boca virada para baixo e levemente inclinadas. Dessa forma, elas não acumulam água durante a higienização.

Louças muito delicadas

Por precaução, não coloque colocar louças de vidro delicado, porcelana e objetos de cristal, cerâmica e com detalhes e estampas. Os jatos fortes da água e o chacoalhar da máquina podem danificar e até mesmo quebrar esses utensílios. Mesmo que alguns aparelhos tenham a função de lavagem menos agressiva, é melhor não arriscar.

Veja também:

Esponjas de cozinha: como usá-las corretamente para lavar a louça
A maioria das pessoas lava a louça do jeito errado: veja a forma correta!

Temas relacionados