• Entrar
  • Cadastrar
Você usou colher de pau ERRADO a vida toda! Descubra por que o utensílio não é indicado na hora de cozinhar

Colher de pau é um utensílio seguro na cozinha? Confira dicas sobre o uso do objeto! 

Confira recomendações sobre o uso de colher de pau na cozinha (Créditos: Shutterstock)

Você ainda tem o costume de usar colher de pau na cozinha? Apesar de muito tradicional, existem muitas dúvidas sobre a segurança do objeto na hora de fazer as mais diversas receitas. Há quem diga que faz mal, enquanto outros defendem o utensílio. Se você também não sabe qual o veredito, chegou a hora de descobrir! Confira as recomendações de uso a seguir!

Pode usar colher de madeira?

A colher de pau não é permitida em cozinhas de estabelecimentos comerciais. A determinação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2004, e se estende para todos os utensílios de madeira, incluindo tábuas, espátulas e etc.

A lei determina que os equipamentos, móveis e utensílios utilizados na preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda dos alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos.

Os objetos de madeira não atendem esses critérios justamente por serem muito porosos e com rugosidades. É um material orgânico cuja superfície fica comprometida com o uso constante. Muitas vezes rachaduras quase imperceptíveis são o suficiente para acumular sujeira, resíduos de alimentos e até mofo, fungos e bactérias.



Por isso, para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada, o mais recomendado é usar utensílios de alumínio e silicone. São mais duráveis e mais fáceis de limpar. Assim, é possível garantir segurança alimentar na hora de preparar e servir alimentos.

A Cartilha Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Anvisa foi pensada para ajudar comerciantes e os manipuladores de alimentos, mas em casa também vale a pena tomar cuidado na hora de cozinhar com esse tip ode objeto. Por isso, se possível, deixe os itens de madeira como enfeite ou para uso bem esporádico, preferencialmente com ingredientes secos. Na hora de limpar madeira, é importante seguir alguns cuidados para não danificar o objeto e desinfetar a superfície com frequência.


Veja mais

Veja como limpar liquidificador de um jeito FÁCIL e garanta um aparelho sempre brilhando!
Dica simples e fácil para limpar o amarelado dos eletrodomésticos

Temas relacionados