• Entrar
  • Cadastrar
Você nunca mais vai olhar para o figo do mesmo jeito depois que souber disso

Descubra a verdade por trás dessa 'fruta' polêmica e saiba por que ela não é considerada 100% vegana  

Você nunca mais vai olhar para o figo do mesmo jeito depois que souber disso

Saiba qual é a relação das vespas com o figo e por que essa 'fruta' é polêmica (Foto: Shutterstock)

Você sabia que o figo não é uma fruta? Conhecido por ser um alimento delicioso e cheio de benefícios - com propriedades antioxidantes e controle da diabetes -, ele é uma "fruta" polêmica. Afinal, também se questiona se o figo é ou não é vegano.

O figo tem uma história interessante por trás da sua polinização. Se você não conhece a peculiaridade desse alimento, talvez nunca mais o consuma com os mesmos olhos. Nada que te impeça de preparar um delicioso doce de figo verde ou um figo em compota de dar água na boca.

A cozinheira profissional e podcaster Gigi Vilela (@gigivilela) dá detalhes por trás do figo e vai te surpreender. Descubra a seguir!

Tem vespa no figo? Entenda por que o figo tem bicho

Gigi Vilela explica que tudo começa com a vespa-do-figo fêmea, que entra no figo masculino para pôr seus ovos. O figo masculino é 'feito sob medida' para acomodar essas vespas, com um formato que permite que elas entrem.

O problema é que elas só conseguem entrar no figo de um jeito que as asas e antenas se quebrem ao passar pela passagem estreita. Ou seja, depois que a vespa fêmea entra, ela não tem mais como sair.

Dentro do figo, as vespas-bebês machos nascem sem asas e têm uma missão bem específica: acasalar com as vespas fêmeas (suas irmãs) e, depois, cavar um túnel para elas saírem do figo.

Já as vespas-bebês fêmeas saem do figo levando pólen, cumprindo o papel de polinizar outras flores.

O que acontece se uma vespa entra no figo feminino

Se uma vespa-do-figo acaba entrando por engano num figo feminino (o tipo que a gente come), ela não consegue se reproduzir, pois esse figo não tem o formato certo para isso. Isso significa que ela também não pode sair, já que perdeu suas asas e antenas.

Nesse caso, ela morre lá dentro: "Natureza é isso, vida e morte pra gerar equilíbrio. E, sim! Os ovinhos ficam aqui dentro e a gente come."

Mas não se preocupe. O figo tem uma enzima chamada ficina, que decompõe a vespa em proteínas. No entanto, o exoesqueleto da vespa nem sempre é totalmente digerido.

"Mas tem uma espécie de figo que não precisa de vespa para polinizar. É a roxa que tem no Brasil", acrescenta a cozinheira.

Afinal, o figo é ou não é uma fruta? Entenda!

É verdade que ao comer um figo, você pode estar consumindo alguma parte de uma vespa-do-figo, ou algo que já foi uma vespa. Mas a boa notícia é que elas são bem pequenininhas!

E vale lembrar que o figo não é uma fruta comum – é uma infrutescência, ou seja, uma flor invertida. E como toda flor, ele precisa ser polinizado, o que acaba envolvendo a participação da vespa, que traz o equilíbrio entre vida e morte na natureza.

Veja mais!

Com quantos anos você descobriu que existe uma fruta que não é 100% vegana?

Nem jabuticaba, nem açaí: essa é a fruta nativa do Brasil que poucos conhecem, mas é uma ótima fonte de energia e ajuda a controlar o peso

Temas relacionados