• Entrar
  • Cadastrar
Salve o seu churrasco com óleo usado e vinho: o truque simples que você nunca imaginou!

A hora do churrasco já te causou frustração na hora de acender a churrasqueira? Descubra um truque fácil e sustentável para aderir.

Depois dessa dica sobre churrasco, os perrengues vão acabar! (Foto: Canva)

Churrasco marcado, carne comprada e devidamente temperada, mas na hora de acender a churrasqueira… o carvão não “pega” por nada ou demora muito tempo para virar brasa: quem nunca passou por esse problema?

A situação é até comum, mas a solução mais eficaz para ela ainda é desconhecida por muitos, apesar de simples. É possível fazer um acendedor eficaz e muito útil depois de beber algumas garrafas de vinho, graças às rolhas e seu poder de absorção. Entenda em detalhes na matéria a seguir!

Acendedor para churrasco feito com óleo e rolhas é sustentável: aprenda como fazer

O primeiro passo para fazer o acendedor é colocar as rolhas em um pote alto e com tampa. O tamanho do recipiente vai variar de acordo com a quantidade de rolhas que você tiver. Em seguida, é hora de limpar o óleo usado para deixar de fora do acendedor pequenas sujeiras que se acumulam durante o processo de fritura.

Para isso, é importante separar um filtro de papel, desses usados para passar café, pois sua capacidade de reter impurezas menores é garantida. Quando o óleo estiver devidamente limpo, coloque no recipiente em que as rolhas estão, cobrindo-as completamente. Reserve o recipiente por pelo menos sete dias. “A rolha vai sugar o olho por uma semana, vai funcionar como um pavio e a chama vai ser contínua”, contou o criador de conteúdo Dario, do canal Almanaque SOS.

Passado esse período, o churrasco está liberado. Basta separar de uma a três rolhas e colocá-las no meio do carvão para que o fogo se acenda com muita facilidade. É hora de dar adeus ao perrengue no churrasco e ainda colaborar com o meio ambiente, afinal você está usando dois itens que iria jogar fora - as rolhas e o óleo usado - para uma nova (e muito importante!) função.

Veja mais:

- Cheiro ruim da geladeira: saiba se bicarbonato, café, carvão e mais itens são eficazes;

- Churrasco sem churrasqueira: os segredos de chef pra picanha e linguiça ficarem perfeitas na airfryer.

Temas relacionados