• Entrar
  • Cadastrar
Fritura sem queimaduras: truque simples salva a sua pele - literalmente - de respingos de óleo

Você já se queimou enquanto preparava uma fritura por causa dos respingos de óleo? Descobrimos o segredo para garantir que isso não aconteça mais! 

Assim como muitas pessoas têm medo de usar a panela de pressão, fazer frituras também costuma ser uma das tarefas mais desafiadoras na cozinha. O maior receio desse método de preparo é, sem dúvidas, os respingos de óleo durante o cozimento. Mesmo para quem já é acostumado a cozinhar, sempre rola aquele receio de chegar perto da panela. O que não é para menos, afinal, o óleo quente pode provocar queimaduras graves na pele.

Mas você sabia que existe um jeito bem simples de evitar que essas explosões de óleo aconteçam? Com um ingrediente simples que praticamente todo mundo tem em casa é possível evitar que o óleo quente respingue durante as frituras. Além de trazer mais segurança, o truque também evita que o fogão e a sua cozinha fiquem engordurados.

Como evitar respingos de óleo durante o preparo de frituras?

O que você precisa para evitar respingos de óleo é o sal. Sim, o ingrediente que todos têm na cozinha é o maior aliado de quem tem medo de se queimar a hora de fazer frituras. Para isso, coloque uma pitada de sal na superfície da panela antes de despejar o óleo ou manteiga na panela. O sal absorve parte da umidade das gorduras e impede os salpicos durante o processo de cozimento. Porém, tenha cuidado: o sal deve ser adicionado com moderação para não afetar o sabor da receita. Um pouquinho já é o suficiente para que o truque funcione.

Além do sal, você também pode recorrer à farinha ou ao amido de milho para evitar que o óleo respingue. Basta polvilhar uma colher de sopa por cima de óleo quente ou manteiga derretida. Ambos ingredientes funcionam muito bem e são uma boa opção para quem não pode comer comidas com muito sal.

Por que o óleo respingar quando fritamos os alimentos

A principal razão para o óleo explodir durante o preparo de frituras é a temperatura do fogo. Qualquer tipo de gordura quando exposta ao fogo alto tende a ferver e, consequentemente, salta para fora da panela. Inclusive, certos óleos e manteigas não são adequados para frituras devido ao seu ponto de fumaça muito baixo. Além de se tornar imprópria para consumo e às vezes tóxica, a gordura queima rapidamente e causa ainda mais respingos.

O óleo também espirra quando entra em contato com a água. Isso acontece especialmente quando você adiciona alimentos que acabaram de ser lavados. É por isso que você deve sempre secá-los antes de colocar para fritar.

Qual a melhor gordura para preparar frituras e evitar respingos?

O aconselhável para evitar respingos de gordura é sempre recorrer a óleos que tenham melhor resistência ao calor. O azeite de oliva e o óleo de canola são as melhores opções para o preparo de frituras. Eles possuem um ponto de fumaça médio-alto e, por isso, são mais tolerantes à temperaturas altas. Outra vantagem é que os dois ingredientes são alternativas mais saudáveis e nutritivas por ter uma pequena porcentagem de gorduras saturadas.

Outra maneira de nunca mais precisar lidar com respingos de óleo é investir em uma airfryer. Na fritadeira elétrica, a comida é preparada dentro do cesto que fica fechado, ou seja, sem risco de óleo respingando e queimaduras. Além disso, a comida fica mais saudável quando feita na airfryer, justamente por não precisar do acréscimo de nenhum tipo de gordura durante o preparo.

Veja também:

Receitas para fazer na airfryer do TudoGostoso: 38 opções para café da manhã, almoço, jantar e até sobremesa!
7 truques infalíveis para fazer fritura digna de restaurante

Temas relacionados