
Fruta brasileira não é muito popular, mas é versátil e muito benéfica para a saúde (Créditos: Shutterstock)
O Brasil é muito rico em frutas nativas, com muitas opções que variam de acordo com as regiões. Frutas como o açaí, a jabuticaba e o maracujá são populares por todo o país, mas algumas acabam sendo mais conhecidas em seu local de origem, como é o caso do umbu. Típico da caatinga, ele é rico em vitaminas e antioxidantes, podendo ser consumido in natura ou como ingrediente em diversas receitas.
Embora não seja tão popular, essa pequena fruta com sabor cítrico e adocicado tem um grande valor nutricional e oferece muitos benefícios para a saúde. Além de ser uma boa fonte de energia, o umbu pode ajudar a controlar o peso e fortalecer o sistema imunológico. Confira os principais benefícios dessa fruta para a saúde e descubra como incluir na sua alimentação.
O que é umbu?
O umbu é o fruto do umbuzeiro, uma árvore típica da caatinga, sendo muito popular no nordeste brasileiro. Pequeno e de casca fina, o umbu tem uma polpa suculenta com sabor cítrico, mas, ao mesmo tempo, adocicado. Sua coloração varia entre verde e amarelo e a fruta é um ingrediente versátil que pode utilizado em receitas doces, como sucos e geleias. O umbu também tem um papel significativo na cultura e na economia de comunidades onde a fruta é predominante, especialmente na Bahia.
Quais são os benefícios do umbu para a saúde?
Entres os nutrientes presentes na fruta, as vitaminas do complexo B, C e minerais como cálcio, fósforo e ferro se destacam. Além contar com uma ação antioxidante, seu consumo pode ajudar a combater doenças cardiovasculares, prevenir a formação de tumores e retardar o envelhecimento, segundo um estudo. Confira seus principais benefícios:
Fortalece o sistema imune
O umbu é rico em vitaminas A, C e do complexo B, nutrientes fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, ajudando a combater doenças e inflamações. Além disso, também conta com minerais como ferro e cálcio que contribuem para a defesa do organismo.
Fonte de energia
As vitaminas do complexo B ajudam na metabolização de glicose, gorduras e proteínas, fornecendo mais disposição ao corpo e tornando o umbu uma boa fonte de energia. Essa é uma ótima opção de fruta para incluir na alimentação se você pratica atividades físicas com frequência, pois pode auxiliar no desempenho.
Ajuda a controlar o peso
O umbu possui uma boa quantidade de fibras, componente que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite e sendo um aliado para quem está em processo de emagrecimento ou tentando controlar o peso.
Tem ação antioxidante
O umbu possui uma ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo, consequentemente, o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças. Além disso, por ser rico em polifenóis, um antioxidante poderoso, também combate doenças cardiovasculares e previne a formação de tumores.
Como consumir umbu?
A melhor forma de aproveitar os nutrientes do umbu é consumindo a fruta in natura, mas você também pode utilizá-la para incrementar diversas receitas. A fruta serve para o preparo de chás, vitaminas, geleias e até mesmo iogurtes. Uma das receitas mais conhecidas feita com a fruta é a umbuzada, um doce simples e muito saboroso feito com poucos ingredientes. O suco de umbu também é muito conhecido e prático de fazer, fornecendo energia e sendo uma ótima opção para fortalecer a imunidade quando bate uma gripe ou resfriado.
Quem pode comer umbu?
A fruta não possui contraindicações, mas por ser um alimento cítrico deve ser evitado ou consumido por moderação por quem possui um histórico com problemas intestinais. Além disso, se você sofre de alguma doença crônica, é sempre recomendável consultar o seu médico antes de incluir um novo alimento na rotina.
Veja mais:
Superalimento brasileiro é excelente para memória: conheça os benefícios do açaí
Essa fruta brasileira é eleita a 2ª melhor do mundo (spoiler: não é o açaí)
Não descarte a casca da jabuticaba e aproveite todos os benefícios dessa fruta brasileira valiosa!