Você sabia que os benefícios do açaí estão relacionado até com a memória? Conhecido como um 'superalimento' brasileiro, esse fruto da Amazônia é rico em nutrientes e por este motivo é um agente poderoso para a saúde.
Popular em todo o Brasil, a maior concentração da produção nacional se encontra no Pará! Na região amazônica, a polpa do fruto é consumida com farinha de mandioca ou tapioca, em suco e também com peixes assados ou camarão.
Um dos componentes mais poderosos presentes no açaí são os antocianinas, considerado um dos maiores antioxidantes naturais. Saiba mais detalhes sobre os benefícios do açaí.
É verdade que o açaí engorda?
Muita gente tem interesse de saber se o açaí realmente engorda. A verdade é que 100g contém 60 calorias, no entanto o índice glicêmico da polpa é 86, o que é considerado elevado.
É claro que as calorias podem se tornar explosivas num piscar de olhos quando o alimento é consumido na forma de sorvete ou com coberturas e acompanhamentos açucarados (xaropes, leite condensado, entre outros ingredientes com calorias vazias).
Nutricionistas indicam o consumo desse fruto batido com frutas ou sucos naturais para o melhor aproveitamento dos nutrientes e sem colocar a dieta em risco.
Saiba quais são os benefícios do açaí para a saúde
Conheça os principais efeitos benéficos do açaí para a saúde. Se você já gosta desse fruto, agora você vai amar!
-
Colesterol: ajuda a regular os níveis do colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim). Estudos já comprovaram ainda efeitos de redução significativa dos níveis de glicemia e insulina.
-
Antioxidante: a antocianina, substância que dá a cor roxa ao açaí, é um poderoso antioxidante natural, que ajuda no combate aos radicais livres (que promovem os danos nas células).
-
Saúde do coração: um estudo publicado na International Journal of Cardiovascular Sciences da Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que a antocianina também tem potencial na redução da hipertensão ao contribuir na dilatação das artérias.
-
Rico em fibras: o açaí acaba sendo uma amiga da dieta e na função intestinal. Cada 100 gramas de polpa tem 2,6 gramas de fibras. As fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico dos alimentos e dá a sensação de saciedade (o que significa menos fome fora de hora), além de regular o funcionamento do intestino.
-
Bom para o cérebro: de acordo com estudos, as propriedades antioxidantes ajudam a proteger e a melhorar o desempenho do cérebro. Uma pesquisa apontou que as antocianinas amenizam os danos oxidativo no cérebro e combatem o estresse inflamatório cerebral, capaz de afetar a memória e o aprendizado. Ainda foi defendido no estudo que o açaí impacta de forma positiva as funções cognitivas e motoras.
-
Boa opção como pré e pós-treino: funciona como alternativa de refeição antes ou depois dos treinos. Os carboidratos e a energia presentes no fruto são transformados em mais força e disposição nos exercícios de esforço.
-
Recuperação muscular: graças aos 13% de proteínas presentes no açaí, ele é uma boa opção no fortalecimento e na recuperação muscular, o que significa redução dos quadros de dores e inflamações.
-
Fortalecimento da imunidade: os efeitos no sistema imunológico indicados em estudos estão ligados ao polifenol, com efeitos antiviral e cicatrizante no organismo.
-
Redução dos riscos de câncer: graças às altas taxas dos pigmentos antocianinas e da ação antioxidante, a fruta ainda atua como protetora do organismo contra efeitos carcinogênicos. Essas substâncias atuam estimulando a produção de enzimas hepáticas e inibem a proliferação de células cancerígenas.
- Saúde dos ossos: a OMS recomenda que um adulto consuma, em média, 1,2 mil gramas de cálcio por dia. A cada 100 gramas de açaí, é possível ingerir 35 mg de cálcio.
Veja mais!
Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida
Aveia é o melhor cereal para a sua saúde mental e física. Descubra os benefícios!