As alcachofras são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, tornando-as um superalimento cheio de benefícios ao organismo!
Com um visual belo e atraente, a alcachofra é capaz de despertar a curiosidade de quem a vê. E não é para menos: além da aparência, o sabor e o valor nutricional desse vegetal chamam atenção, por ser rica em fibras, vitaminas - como a C, A e K - e sais minerais como ferro, cálcio, zinco, manganês, sódio e potássio.
Muitas pessoas a conhecem como uma planta de potencial medicinal. Porém, a alcachofra também possui finalidades culinárias, caindo bem desde receitas que a utilizam como prato principal, até como um saboroso acompanhamento para massas.
Caso tenha se indagado o porquê da alcachofra ser um superalimento, viemos te mostrar as razões que justificam isso! Iremos mostrar a seguir os diversos benefícios que esse alimento pode trazer para a sua saúde. Ou seja, contribuindo para o bom funcionamento do organismo de uma maneira bem saborosa. Vem ver!
Auxilia na digestão
A alcachofra é uma grande aliada quando o assunto é otimizar o processo digestivo. Isso porque ela contém substâncias como a cinarina, capaz de estimular a produção da bile pela vesícula biliar (encontrada no fígado), e dessa forma, regular os movimentos intestinais e aprimorar a digestão dos alimentos - diminuindo problemas causados pela indigestão, tal como aquele mal estar causado pelo inchaço abdominal e a sensação de constipação.
Poderoso antioxidante a favor da saúde
A alcachofra, quando comparada a outros vegetais, é uma das fontes mais ricas de antioxidante, tornando-a um vegetal privilegiado. Isso porque os antioxidantes, ao exercerem a sua função de eliminar os radicais livres, permitem um organismo com células mais saudáveis. Consequentemente, o sistema imunológico acaba fortalecido, além de ser um bom combate às doenças - como o câncer, por exemplo.
Bonita por dentro e por fora: a alcachofra é uma grande aliada na perda de peso e na prevenção de doenças.
Ajuda a perder peso
Sendo uma ótima opção para ser inclusa no cardápio de quem deseja perder os quilinhos indesejados, a alcachofra pode ser uma boa aliada por conter fibras que não só estimularão o processo digestivo, como irão trazer a sensação de saciedade e evitar que você coma além do que deseja (ou vá buscar o famoso consolo "beliscando" outras comidas).
O fato da alcachofra possuir propriedades diuréticas também auxiliam na perda de peso, pois evitam a retenção de líquido pelo organismo, eliminando-o. Além disso, sua ação detox, limpando e removendo impurezas e toxinas do organismo, também favorece o emagrecimento.
Regula o colesterol
Sabemos da importância de regular a taxa de colesterol no sangue, e a alcachofra é um dos alimentos que ajuda nessa tarefa. Isso porque ela contém propriedades que elevam o colesterol bom (HDL) e reduzem o nível de colesterol ruim (LDL), evitando, assim, doenças cardiovasculares - tais como parada cardíaca ou quaisquer outros problemas relacionados a pressão arterial.
Xô ressaca
É terrível acordar no dia seguinte a uma festa com a clássica "ressaca". Mas há alguns alimentos que podem reduzir os efeitos desagradáveis causadas por ela, e um deles é a alcachofra. Isso pode ser justificado pelo fato dela ser aliada do fígado, além de conter propriedades desintoxicantes que ajudam a eliminar as impurezas do organismo.
Amiga do fígado
A alcachofra traz efeitos super positivos para o fígado, estimulando seu funcionamento e mantendo o órgão saudável, longe de problemas. O vegetal conta com dois antioxidantes que tornam isso possível - silimarina e cinarina - ao favorecer a produção de bile, algo que facilita não só a digestão como a eliminação de toxinas do organismo. Vale ressaltar que os antioxidantes também são responsáveis por serem capazes de regenerar o tecido do fígado.
Quer diminuir os efeitos da ressaca? Por ser aliada do fígado, a alcachofra é uma ótima opção para solucionar esse problema.