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Açaí é saudável mesmo? A resposta é depende…

O açaí é considerado por muitos uma escolha saudável, mas nem sempre é. Descubra os motivos!

O açaí é uma ótima opção para dias de muito calor. (Créditos: Shutterstock)

De cor chamativa e sabor doce, a polpa congelada do açaí proporciona uma deliciosa sobremesa refrescante e que é perfeita para dias quentes! Por ser natural, muitos apostam no açaí como uma opção de alimentação saudável, mas não é bem assim que acontece. Existem alguns fatores que fazem com que esse alimento não seja muito recomendado. Surpreendente, não é mesmo? Então descubra agora no TudoGostoso!

Quando o açaí não é saudável?


O açaí pode ser uma opção saudável quando faz parte de uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável. Mas para isso acontecer, ele deve ser consumido sem adicionais de açúcares, aditivos químicos e gorduras. Embora o açaí possa ter muitos benefícios à saúde, se for consumido em excesso ou em formas processadas, não é tão saudável. Optar por açaí em sua forma natural, como a fruta fresca ou a polpa congelada, é geralmente a melhor opção para a saúde. Ele deve ser consumido com moderação para fazer parte de uma dieta saudável.

Como comer açaí de forma saudável

A versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável! Mas se você gosta de complementos, pode adicionar frutas como a banana, o kiwi, o morango, a maçã ou a manga. Esses ingredientes são repletos de nutrientes e não fazem mal para a saúde. Evite as caldas de sabores artificiais, granulados e outras guloseimas já que esses acompanhamentos tradicionais são ricos em açúcar e calorias.

Benefícios do açaí

Ele contém uma variedade de nutrientes importantes, incluindo fibras, vitaminas C e E, cálcio, magnésio e potássio, compostos essenciais para o corpo. O açaí pode melhorar a saúde do coração devido ao seu teor de antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, o ele é naturalmente livre de colesterol e gorduras saturadas.

Açaí engorda?

Como muitas pessoas o consomem de forma industrializada, isso pode fazer com que a quantidade calorias seja maior do que quando o fruto e a polpa são consumidos de forma natural. O problema está na ingestão excessiva e numa alimentação com outros ingredientes repletos de calorias e açúcares. Não existe uma quantidade diária ideal para o consumo de açaí, mas é preciso ter moderação, ainda mais quando acompanhado de xaropes e outros acompanhamentos pouco saudáveis.


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