• Entrar
  • Cadastrar
Essas misturas caseiras podem colocar sua vida em risco! Veja quais produtos de limpeza não podem ser utilizados juntos

Algumas receitas caseiras parecem inofensivas, mas podem produzir misturas muito tóxicas. Confira quais produtos de limpeza e ingredientes não podem ser usados juntos e os perigos que eles representam à saúde.

Essas misturas caseiras podem colocar sua vida em risco! Veja quais produtos de limpeza não podem ser utilizados juntos

Preparar “soluções de limpeza” caseiras pode ser um hábito muito perigoso. (créditos: Shutterstock/Canva)

Muitas pessoas têm o costume de misturar produtos de limpeza e outros ingredientes na hora da faxina. No entanto, algumas combinações são bem perigosas e podem colocar a sua saúde em risco. Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), boa parte dos casos de intoxicação respiratória são causados por misturas caseiras. Por isso, na hora de recorrer a alguma receita para potencializar a higiene da sua casa, preste bastante atenção nos componentes de cada produto. Em alguns casos, a interação de certas substâncias pode gerar reações químicas altamente tóxicas e prejudiciais ao organismo.

Veja a seguir quais compostos químicos não devem ser misturados e os perigos das misturas caseiras.

Produtos de limpeza e ingredientes que não podem ser misturados

De acordo com dados da Anvisa, as combinações mais perigosas e que devem ser evitadas ao máximo são:

Água sanitária e amônia: a mistura das duas soluções leva a formação de cloraminas, substâncias que causam intoxicação respiratória, irritação nos olhos, tosse, ardência e queimaduras na pele em humanos e animais.

Vinagre e água oxigenada: a interação entre vinagre e água oxigenada forma o ácido peracético, que além de ser tóxico para o organismo, também é corrosivo. Portanto, o contato com produto faz mal tanto para o ser humano quanto para a superfície onde ele é aplicado.

Vinagre a água sanitária: a água sanitária e o vinagre juntos produzem o cloro gasoso, um composto que que ao ser inalado pode causar intoxicação respiratória.

Álcool e água sanitária: uma das misturas mais perigosas de todas. A combinação desses dois produtos produzem clorofórmio e ácido clorídrico, compostos químicos muito tóxicos que podem causar sintomas como tontura, náuseas e perda da consciência quando inalados.

Vinagre e bicarbonato de sódio: o vinagre e o bicarbonato de sódio juntos formam dióxido de carbono que, ao entrar em contato com a pele, pode causar irritação e queimaduras. O perigo é ainda maior se você armazenar a mistura em um recipiente fechado, pois a pressão do dióxido de carbono pode levar a ruptura ou explosão.

Sintomas por intoxicação de mistura de produtos de limpeza

Os principais sintomas de intoxicação por produtos de limpeza ou misturas caseiras são:

  • Irritação e vermelhidão na pele;
  • Ardência no nariz;
  • vermelhidão, coceira e lacrimejamento excessivo dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de respirar;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coceira por todo o corpo.

Em casos graves, a intoxicação por produtos de limpeza pode desencadear intoxicação respiratória, queimaduras, convulsões e até perda de consciência.

Como usar produtos de limpeza com segurança

De acordo com a Anvisa, todos os produtos de limpeza devem ser utilizados sozinhos ou, no máximo, diluídos em água. Portanto, do ponto de vista da segurança doméstica, não se deve fazer misturas caseiras de jeito nenhum. Isso porque certas combinações podem gerar uma incompatibilidade química capaz de causar graves danos à saúde. Como muitas vezes não temos como saber se essas misturas ou soluções vão dar certo, o melhor a se fazer é evitar fazer para não correr o risco.

Outra orientação da Anvisa é sempre fazer a limpeza da casa com janelas e portas abertas para permitir a circulação de ar. A agência também alerta para o uso de produtos seguros, de marcas confiáveis e que não tenham cheiro forte. Não se esqueça de ler os rótulos das embalagens. Além de monstra a composição do produto, os rótulos também informam as substâncias que aquela solução pode e não pode interagir.

Veja também:

Descubra 5 utilidades da amônia na limpeza para deixar sua cozinha impecável
Sua esponja de lavar louça pode colocar sua vida em risco! Veja os cuidados necessários ao utilizar o item de cozinha

Temas relacionados