• Entrar
  • Cadastrar
É verdade que só de ver fotos de comida nas redes sociais você engorda? Vem que o TudoGostoso te explica!

Novo estudo realizado no Líbano conclui que ver fotos de comida nas redes sociais pode ajudar a engordar, entenda!

Entenda como ver fotos e vídeos de comida nas redes sociais pode impactar os seus hábitos alimentares (Créditos: Shutterstock)

Você já pensou que assistir fotos e vídeos de comida nas redes sociais pode engordar? Pode parecer fake news, mas acredite, é verdade. O conteúdo que você assiste pode atrapalhar o seu emagrecimento e até influenciar o que você come! Vem que o TudoGostoso vai te explicar tudo!

Ver vídeos e fotos de comida nas redes sociais ajuda a engordar? TudoGostoso responde!

Segundo um estudo recente feito pela Universidade de Byblos, no Líbano, assistir vídeos e fotos de comidas e receitas extremamente apetitosas afeta a nossa tomada de decisão na hora de escolher o que comer. Isso mesmo, muito food porn pode fazer com que a gente engorde pelo simples fato de que iremos querer consumir pratos parecidos com aqueles que vemos nas redes sociais.

O estudo foi realizado com 63 indivíduos entre 18 e 24 anos. Essas pessoas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo passou 15 minutos no Instagram assistindo conteúdo food porn. Os vídeos e imagens eram cheios de comidas bem gordurosas e muito calóricas, como hambúrgueres, pizzas e doces. O segundo grupo passou o mesmo tempo assistindo conteúdo de viagem, animais e natureza.

Resultado de estudo mostra que assistir conteúdos de comida nas redes sociais aumenta a fome

Antes de começar a assistir os conteúdos, todos os voluntários responderam um questionário sobre o estado de humor e suas emoções. O mesmo foi feito depois dos 15 minutos. Ao final, na hora de escolher o que comer, o grupo que ficou olhando para o conteúdo de comida fez escolhas menos saudáveis e mais calóricas do que o grupo que passou o tempo assistindo outros conteúdos.

Acha que acabou por aí? Nada disso! O estudo ainda notou que assistir fotos de comida nas redes sociais aumenta a sensação de fome. Ou seja, esses conteúdos podem agir como um gatilho para que a gente coma ainda mais. Para piorar, as pessoas que tinham visões ruins sobre o próprio corpo ficavam mais suscetíveis a um aumento do estresse e da fome.

O que fazer para ver fotos de comida de forma saudável sem impactar no humor e no emagrecimento?

icou bem claro através desse estudo que o conteúdo que consumimos nas redes sociais impacta diretamente no nosso humor, níveis de estresse e tomada de decisão. Por essa teoria, o mesmo pode ser aplicado para quem consome conteúdos de receitas mais nutritivas e vídeos de hábitos alimentares mais saudáveis.

Ou seja, o ideal é consumir conteúdos diversos, de forma balanceada, da mesma maneira que devemos nos alimentar. Não é para deixar de comer as comidas mais gostosas e conhecidas por serem pouco saudáveis, mas encontrar o equilíbrio entre todos os tipos de alimento! Não se esqueça de que nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer!

O TudoGostoso alerta: lembre-se de sempre consultar um médico e nutricionista em caso de qualquer mudança nos seus hábitos alimentares!

Veja mais:

Esses são os 6 hábitos que você precisa adotar em 2024 para ter uma vida mais saudável e feliz!

Temas relacionados