O amido está presente em muitos alimentos diferentes que fazem parte do cardápio do nosso dia a dia, como é o caso do milho. Muitas vezes ele é tido como o vilão das dietas para emagrecer, mas a verdade é que existe um tipo de amido chamado de amido resistente que pode ser um verdadeiro aliado do emagrecimento. Entenda tudo sobre ele a seguir!
O que é amido?
Com certeza você já ouviu falar em amido, e não estamos falando apenas do amido de milho (ou maisena) que você usa para preparar bolos e outras receitas.
O amido é uma substância encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como as batatas, a mandioca, o cará, o inhame, o arroz, o trigo, o milho etc. Sendo assim, ele é a fonte de carboidrato mais conhecida.
Apesar do carboidrato ser erroneamente considerado o vilão de muitas dietas, ele é essencial para os seres humanos, já que ele é a fonte principal de energia para o corpo e é a base da nossa alimentação.
Qual a diferença do amido resistente?
A diferença entre o amido resistente e o amido comum está na forma como o corpo digere essa substância. Diferente do amido comum, o amido resistente é um tipo de carboidrato que se comporta como fibras dentro do corpo humano: ele auxilia na digestão, aumenta a sensação de saciedade e regula o intestino.
A maior diferença de todas, no entanto, está no fato do amido resistente liberar a glicose de maneira gradual no organismo, diferente do amido comum. Isso impede os “picos de insulina” e ajuda no controle da diabetes.
Como o amido resistente ajuda a emagrecer?
Como o amido resistente é conhecido por liberar a glicose lentamente, ele aumenta a sensação de saciedade no corpo, ajudando a controlar a fome de quem está com uma alimentação com foco no emagrecimento.
Outro detalhe importante é que, como ele ajuda a regular o intestino, ele também é liberado no bolo fecal com mais facilidade. Tudo isso ajuda no processo de emagrecimento.
Quais são os benefícios do amido resistente?
Além dos benefícios do amido resistente que citamos acima, vale destacar que ela ajuda no controle do colesterol ruim, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares e hipertensão, e ainda auxilia no controle do açúcar no sangue, diminuindo os riscos de diabetes e outras doenças.
Como consumir amido resistente?
O amido resistente é encontrado em alimentos não processados, como grãos, e em alguns alimentos crus, como é o caso da batata e da banana verde. Para quem gosta, a biomassa de banana verde é uma ótima fonte de amido resistente.
Porém, segundo especialistas, a forma de cozinhar os alimentos interfere na quantidade de amido resistente presente neles. Acontece que quando cozinhamos, a quantidade de amido resistente cai bastante. Médicos e nutricionistas explicam que isso é bem fácil de resolver: basta colocar esses alimentos prontos na geladeira por cerca de uma hora. Depois desse tempo, é só aquecer e comer normalmente.
Contudo, lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação!
Veja mais:
5 dicas para manter a perda de peso, segundo estudo com pessoas que emagreceram mais de 50kg