• Entrar
  • Cadastrar
Por essa ninguém esperava: como o amido de milho ajuda na limpeza?

O amido de milho é usado em diferentes pratos do dia a dia, mas você sabia que ele também pode ser útil na limpeza da casa? Venha conferir!

A versatilidade do amido de milho vai te impressionar!

Além do preparo de pratos culinários, você sabia que o amido de milho é eficaz na limpeza? Esse ingrediente pode ser usado para diversas finalidades do dia a dia, como a higienização de vidros, pisos, tecidos e metais. A ação dele é semelhante com a do bicarbonato de sódio e promove os mesmos resultados surpreendentes! Quer saber como? Vem descobrir como agora no TudoGostoso!

Por que usar o amido na limpeza?

O amido de milho possui propriedades químicas que faz com que seja primordial quando o assunto é a limpeza da casa. Ele é perfeito por possuir efeito abrasivo e ser altamente absorvente contra óleos e odores. Quando aquecido, ele adquire uma textura espessa e que pode ser usado para reduzir a fricção entre as superfícies. Para completar, ele ainda faz parte do grupo de produtos com Ph neutro, fazendo-o ter uma boa relação ao ser misturado com vários outros ingredientes de limpeza.

Elimine odores com o amido

Chega de cheiro ruim espalhado pela casa! Sabe aquele chulé, originado a partir do uso diário de sapatos? Pode deixar que o amido de milho resolve! Os odores são absorvidos pelos grãos finos do ingrediente. Para esse uso, basta espelhar o amido por todo o calçado e deixar agindo durante duas horas, no mínimo. Depois, tudo que você precisa é retirar o excesso de amido. Em casos em que o cheiro esteja forte, você pode optar por misturá-lo com uma essência de óleo. O mesmo pode ser feito para remover odores desagradáveis da cozinha, como na geladeira.

Amido elimina as manchas

Sabe aquela roupa que você já lavou diversas vezes, mas parece que as manchas não saem de forma alguma? O amido de milho pode resolver esse problema! Tudo o que você precisa fazer é colocar um pouco dele em cima da mancha que deseja retirar e deixar agindo durante a noite. O ingrediente irá sugar toda a gordura. Depois que a mancha sumir, lave a roupa normalmente. Caso você precise remover as manchas e gorduras do sofá, precisa apenas misturar 4 colheres de sopa de amido de milho com 125 ml de leite frio, aplicar sobre a mancha e deixar agir durante a noite.

Tecidos limpos com amido

Para remover as gorduras e os óleos de tapetes, basta polvilhar algumas colheres de sopa de amido de milho sobre a área afetada, deixar descansar por algumas horas e depois escovar com cuidado, sem molhar a superfície. Esse é um ótimo truque para resolver a dor de cabeça causada pelos vinhos que caem no tapete!

Dica extra

Além da limpeza, o amido de milho pode ser útil para manter a pele saudável e proteger de irritações dermatológicas. Basta misturá-lo com a água! Isso irá formar uma espécie de pasta poderosa contra coceiras, para aliviar queimaduras do sol e reduzir a oleosidade da pele.

Veja mais

Bicarbonato de sódio é o rei da faxina: veja essas dicas para sua cozinha brilhar

Como manter os tapetes e panos de chão da cozinha limpos

Como limpar parede manchada com gordura com produtos que você já tem em casa

Temas relacionados