• Entrar
  • Cadastrar
Água com limão turbinada: 3 ingredientes para mais sabor e saúde à bebida popular para quem quer emagrecer

Descubra três opções deliciosas para incrementar a água com limão, bebida favorita de quem quer perder peso e ficar mais saudável. 

Água com limão com ainda mais saúde: descubra 3 ingredientes para turbiná-la! (crédito: shutterstock)

A água com limão é uma das bebidas mais estudadas e comentadas quando o assunto é saúde e bem-estar: ela faz parte da rotina de muitos - inclusive de famosos, como a cantora Ivete Sangalo - por apresentar benefícios à saúde, mas deve ser consumida com moderação.

"É eficaz, mas temos que avaliar o que se espera do consumo de água com limão com o estômago vazio, porque, é claro, se o que se quer é perder peso, beber água com limão todas as manhãs não é somente a única solução. Mas ela pode ter propriedades benéficas para melhorar o trânsito intestinal", explica o farmacêutico especialista em alimentação saudável Meritxell Martí à revista “Hola”.

Quais são os benefícios do limão para a saúde?

De acordo com o profissional de saúde, o limão se destaca por ser “uma boa fonte de vitamina C, além de vitamina B, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e fibras”. Suas funções incluem, por exemplo, melhorar a absorção de ferro, bem como a resistência a resfriados e estimular o sistema imunológico.


Outra vantagem do consumo matinal, logo depois de acordar, é a hidratação. Durante a noite, nosso corpo pode perder água através da respiração e da transpiração, deixando-o desidratado pela manhã. Beber água assim que acordamos ajuda a repor os fluidos perdidos e a reidratar o corpo.

Além disso, esse hábito pode ajudar ainda a eliminar as toxinas acumuladas no corpo durante a noite, contribuindo para um sistema de desintoxicação mais eficiente. E você sabia que pode adicionar ainda mais vantagens a essa bebida adicionando 3 ingredientes a ela?

1 - Canela

Ao adicionar canela à água com limão pode potencializar os benefícios para a saúde devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas dessa especiaria. A combinação desses ingredientes pode ajudar a melhorar a digestão, controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico.

A canela confere ainda um sabor e aroma agradável à água com limão, tornando-a uma opção refrescante e nutritiva para começar o dia. No entanto, é importante não exagerar na quantidade de canela, pois em excesso pode ser prejudicial. Uma pitada de canela na água com limão é suficiente!

2 - Gengibre fresco

Quando combinado com o limão, que é rico em vitamina C e antioxidantes, o gengibre pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão, aliviar náuseas e até mesmo ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o sabor picante e refrescante do gengibre complementa a acidez cítrica do limão, criando uma bebida revigorante e hidratante.

3 - Cúrcuma

A cúrcuma contém curcumina, um composto bioativo com poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Combinada com os antioxidantes e a vitamina C presentes no limão, a cúrcuma pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir a inflamação e contribuir para a saúde cardiovascular.

E tem mais: a cúrcuma tem sido associada à melhoria da saúde cerebral, à promoção da digestão saudável e até mesmo ao suporte à saúde da pele. Ah, e lembre-se também de adicionar uma pitada de pimenta em pó à mistura para “ativar” o efeito da cúrcuma.

Sabia o quanto esses três ingredientes podem favorecer sua saúde quando combinados à água com limão? No TudoGostoso, você encontra diversos artigos sobre nutrição e bem-estar.

Veja mais:

- Quais são os benefícios do suco de goiaba com limão?

- Chá pra acabar com a barriga inchada: receita tem limão e apenas outros dois ingredientes e é ideal para emagrecer e desintoxicar;

- 10 utilidades fantásticas para metade do limão esquecido na geladeira.

Temas relacionados