• Entrar
  • Cadastrar
"Salada Caesar não é saudável": essas são as 5 mudanças para tornar isso possível (dica de nutricionista!)

Embora seja uma salada, a receita tradicional da Ceasar é feita com ingredientes calóricos. Além disso, existem as saladas opções prontas em supermercado, que podem ser consideradas ultraprocessadas devido aos ingredientes que contêm.

5 mudanças fáceis de fazer vão deixar sua ceasar salad mais saudável (Foto: Shutterstock)

Criada em 1924, a salada Ceasar é um prato que até hoje pode ser facilmente encontrado em diferentes restaurantes pelo mundo, além de ser uma opção recorrente em mercados, já pronta para consumo. Por ter poucos ingredientes e de ser fácil preparo, também vira uma receita prática para ser feita em casa.

No entanto, a salada Ceasar é muito menos saudável do que parece e, do ponto de vista nutricional, não é exatamente completa. E se você a comprar embalada no supermercado, é ainda menos saudável porque a maioria dos ingredientes é rica em gorduras saturadas, sal, açúcares e aditivos, tornando-a praticamente ultraprocessado.

A salada Caesar foi criada no México pelo chef italiano Caesar Cardini, que a preparava com o que tinha à mão: alface romana, queijo parmesão, migalhas de pão, ovos, azeite de oliva e suco de limão. Com o tempo, os ingredientes foram alterados e o pão se tornou pão frito e foi adicionada maionese, tornando-se ricas em calorias e pobres em nutrientes.

"A salada Ceasar não é um alimento muito saudável, especialmente se consumido regularmente", aponta a nutricionista Shiza Khan ao emediHealt. Ela aconselha cinco mudanças fáceis para transformar a salada Caesar em um prato saboroso, mas também mais nutritivo e leve.

1. Trocar a alface por hortaliças mais nutritivas

A alface é a base da salada Caesar, um alimento de baixa caloria com pouco valor nutricional em comparação com outras verduras.

“Embora seja um excelente alimento de baixa caloria, oferece pouco valor nutricional em comparação com outros vegetais de folhas verdes. Em vez disso, você pode escolher espinafre, couve ou rúcula como alternativa”, opinou a nutricionista.

2. Adicione mais vegetais

A nutricionista aconselha acrescentar mais vegetais à salada para aumentar seu valor nutricional. Você pode incorporar cebola, pimentão, pepino, cenoura, brotos de brócolis.

“Estudos demonstraram que o consumo diário de vegetais: reduz o risco de doenças cardíacas, melhora o controle do açúcar no sangue no diabetes tipo 2, fornece antioxidantes que reduzem os danos às células causados ​​pelos radicais livres e ajuda no controle de peso”, explicou.

3. Coloque mais fontes de proteína

Adicionar mais frango ou peru à salada Caesar, além de um ovo cozido, pode transformar essa receita em uma refeição completa.

“A proteína não só ajuda a aumentar a saciedade e a manter a sensação de saciedade por mais tempo , mas também ajuda na perda de peso”, afirmou Shiza. Escolha o peito de frango e grelhe ou asse no forno para evitar o acréscimo de gordura.

4. Use um molho com baixo teor de gordura

O molho tradicional para Ceasar usa muito óleo e maionese, o que aumenta as calorias da salada. Segundo a nutricionista, o iogurte grego é uma ótima alternativa ao molho à base de maionese, pois proporciona um sabor cremoso semelhante.

“Também promove a saúde intestinal, aumentando a população de bactérias boas, o que aumenta a imunidade e promove o envelhecimento saudável. Prepare um molho de iogurte grego combinando 1 colher de sopa de iogurte, 3 dentes de alho amassados, sal, pimenta-do-reino, suco de meio limão e ½ colher de sopa de azeite”, sugeriu Shiza.

5. Substitua o pão frito por alternativas

Os croutons usados ​​para dar crocância e textura à salada Ceaser costumam ser pedaços de pão frito. Uma alternativa mais saudável para adicionar uma variedade de texturas são as nozes. “Amêndoas picadas e torradas, pistache ou nozes são ótimas opções”, finaliza a expert em nutrição.

Você tem o hábito de comer salada ceasar e não sabia dessas dicas? Comece a testá-las e garanta uma opção mais saudável para seu dia a dia.

Veja mais:

- Como fazer molho de mel para salada do jeito certo: esse detalhe no modo de preparo é o pulo do gato;

- Esse pesto de rúcula simples é o molho que vai te dar desejo de salada todos os dias.

Temas relacionados