Para alguns, janeiro é o mês oficial para começar a dieta. Para outros, entretanto, trata-se de um período mais relaxado, com férias e tudo que as acompanham: muitos doces, drinks à noite, cafés da manhã de hotel e sono desregulado. Mas será possível conciliar esse momento com emagrecimento ou mesmo sem ter como consequência o ganho de peso?
De acordo com a nutricionista Natalia Barros, Mestre em Ciências pela UNIFESP, cinco hábitos fáceis de incluir em qualquer rotina vão te fazer encarar a balança sem surpresas no pós-férias.
"Uma das causas principais do reganho de peso nessa época é o aumento das escolhas alimentares indulgentes, muitas vezes mais calóricas, que estão frequentemente disponíveis durante eventos festivos e celebrações", afirma a especialista, fundadora da NB Clinic.
Além disso, Natalia aponta que a redução da rotina de exercícios é bastante comum nesses períodos. "À medida que as pessoas tendem a se envolver mais em momentos de relaxamento e menos em exercícios regulares, essa quebra de rotina, incluindo nos horários de refeições e nas prática de exercícios, pode contribuir para escolhas menos saudáveis", analisa.
Veja quais são os cinco hábitos indicados pela nutricionista!
1. Priorize o equilíbrio nas escolhas alimentares
Ao desfrutar das delícias das férias, priorize alimentos frescos, como frutas e vegetais. Outra dica relacionada ao consumo de alimentos altamente calóricos é não restringi-los de vez, mas limitar seu consumo a determinado horário do dia, por exemplo.
2. Aposte em atividades físicas divertidas
Mesmo que você não vá à academia todos os dias nas férias, que tal incorporar atividades físicas divertidas ao cotidiano? Caminhadas pela praia, trilhas entre amigos, natação em mar aberto ou esportes ao ar livre à beira-mar. Manter-se ativo contribui para o equilíbrio energético.
3. Mantenha o controle de porções
Esteja consciente das porções em seu prato durante as refeições. Evite exageros, controlando as porções e compartilhando pratos, especialmente se estiver fora de sua cidade e disposta a experimentar a culinária local.
4. Água nunca é demais
Verão é sinônimo de altas temperaturas no termômetro e, por isso, é fundamental manter a boa hidratação ao longo do dia. A hidratação adequada também ajuda a controlar a sensação de fome e a evitar escolhas alimentares impulsivas.
5. Planejamento antecipado é fundamental
Organize antecipadamente suas refeições e lanches para não ser pega de surpresa e fazer escolhas nada saudáveis. Ter opções saudáveis à disposição, como frutas, nozes ou lanches proteicos pode evitar decisões alimentares impulsivas.
"Lembre-se de que as férias são um momento para relaxar e aproveitar, então permita-se desfrutar das experiências culinárias, mas com moderação. Encontrar um equilíbrio entre o prazer das férias e a manutenção de hábitos saudáveis é a chave para evitar o reganho de peso", finaliza Natalia.
Veja mais:
- Essas tendências de viagem para 2024 vão inspirar o roteiro das suas próximas férias; descubra destinos!