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Nutricionista revela o queijo MAIS PROTEICO e indispensável para quem quer emagrecer

Um tipo específico de queijo é altamente indicado para quem está em dieta de emagrecimento. Você sabe qual é? 

Qual é o melhor queijo para quem quer emagrecer? Nutri dá a resposta!

Qual seu tipo de queijo favorito? De modo geral, o queijo é pode ser considerado um dos alimentos que mais fornece cálcio, razão pela qual é um bom substituto para o leite. O queijo também é uma excelente fonte de proteína, macronutriente vital para a construção e o reparo de tecidos como músculos, pele e cabelo.

E, entre as diferentes opções disponíveis em mercados, muitas vezes bate a dúvida sobre qual é a melhor opção para quem está de dieta. “Há um tipo de queijo que é especialmente leve e rico em proteínas que não só não engorda, mas também ajuda a perder peso se você estiver fazendo dieta”, explicou a nutricionista Marta Verona ao “SaberVivirTV”. Trata-se do queijo cottage.

Como saber se um queijo é calórico?

Todos os queijos contêm lactose, que é o açúcar do leite, uma boa quantidade de proteínas de qualidade, e também gordura. Essa gordura tem uma função importante, pois permite que a vitamina D contida no queijo seja absorvida corretamente, e é por isso que se diz que a vitamina D é solúvel em gordura.

Essa vitamina é essencial para fixar o cálcio, também fornecido pelo queijo, nos ossos. “É por isso que esse alimento é puro combustível para seus ossos”, apontou a nutricionista. Contudo, essa gordura também acrescenta calorias ao queijo. Uma dica rápida para saber se um queijo contém mais ou menos gordura: quanto mais concentrado ele for, mais calorias conterá, pois contém menos água, razão pela qual os queijos curados são mais calóricos.

“Entre os queijos leves e proteicos, o queijo cottage é um dos queijos com menos calorias. Ele contém 174 calorias por 100g”, contou a expert.

Cottage e ricota são queijos diferentes

O queijo cottage é frequentemente confundido com ricota, mas na verdade trata-se de dois produtos diferentes. A ricota é preparada do soro de leite que sobra da produção de queijo, enquanto o queijo é feito diretamente do leite.

Além de ser baixo em calorias, ele também é uma ótima fonte de proteína, contendo até quatro vezes mais do que o leite. “Ao contrário de outros queijos que contêm principalmente caseína - um tipo de proteína -, o queijo cottage contém lactoglobulina e lactoalbumina, outras proteínas de maior valor biológico por conterem mais aminoácidos essenciais”, comparou. Isso faz do queijo cottage o ideal para a perda de peso: quando fazemos dieta, podemos perder massa muscular se não ingerirmos proteína suficiente.

Quais são os outros nutrientes do queijo cottage?

A proteína ajuda a evitar picos de glicose, porque é metabolizada muito mais lentamente do que os carboidratos. “Outra vantagem do queijo cottage é seu baixo teor de sódio em comparação com outros queijos.

Ele também é muito rico em vitaminas do complexo B (B3, B12 e ácido fólico) e vitamina A. É também uma fonte de selênio, um mineral essencial para o corpo”, explicou a especialista. Agora que você sabe os benefícios desse ingrediente, que tal adicioná-lo às suas receitas? E o melhor: ele pode ser consumido também no jantar, pois o selênio ajuda a dormir melhor.


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