• Entrar
  • Cadastrar
Queijo engorda? Saiba quais são os mais calóricos e os que entram na dieta de emagrecimento

O queijo fornece nutrientes interessantes, como cálcio e proteínas, mas dependendo do tipo que você escolher, pode também fornecer muita gordura. Descobrimos quais queijos engordam mais e quais são mais leves!

Qual melhor queijo para quem quer emagrecer? E qual queijo engorda mais? (Foto: Shutterstock)

Será que queijo engorda? A resposta para essa dúvida não é definitiva: depende do tipo de queijo em questão. De modo geral, a verdade é que o queijo não é um alimento com baixo teor calórico (a menos que você opte por um queijo fresco com 0% de gordura), mas existem diferenças consideráveis ​​entre a ingestão energética de um tipo e de outro.

Requeijão, mussarela, roquefort, parmesão, feta e camembert são alguns dos tipos mais populares de queijo: neles, o sabor, a textura e o aroma têm relação direta com o tipo de leite utilizado, a sua origem ou o processo de produção.

O conjunto desses elementos dão origem às diferentes possibilidades de textura e sabor - fresco, curado, picante, cremoso, salgado ou tenro - e também determinam o teor de gordura do queijo e as calorias que fornece.

De modo geral, quanto mais maduro é o queijo, mais leite contém e, portanto, mais gordura fornece. A seguir, reunimos quais queijos engordam mais e quais são mais indicados para quem quer emagrecer.

QUAIS QUEIJOS ENGORDAM MENOS?

Queijo Cottage

Esse queijo é uma magnífica fonte de proteínas e, como a maioria dos queijos frescos, traz um baixo teor de sódio, o que o torna perfeito em dietas para pessoas com tendência à hipertensão.

Algumas fatias de pão integral cobertas com queijo cottage junto com uma salada de frutas podem ser um café da manhã perfeito para sair da rotina do café com leite. Contém apenas 98 kcal por 100 gramas, em média.

Ricota

É ideal para dietas hipocalóricas, pois tem baixo teor de gordura. Também apresenta um baixo teor de sódio, o que é perfeito para cuidar da saúde cardiovascular. Como todos os queijos, também é fonte de proteínas e vitamina D.

Você pode comê-lo sozinho, como ingrediente de saladas, no preparo de torradas ou acompanhar uma receita de macarrão. Contém, em média, apenas 176 kcal por 100 gramas.

Queijo minas fresco

O queijo fresco é outra opção que pode ser incluída em dietas de emagrecimento em menores quantidades. Essa versão fornece cerca de 300 kcal por 100 gramas de alimento e contém 20% de gordura, embora no mercado já existam opções com 0% de gordura. Seu teor de sódio é baixo devido ao seu alto percentual de água.

Queijo Feta

Este queijo de origem grega é feito com leite de cabra e ovelha: se destaca por possuir cerca de 260 kcal por 100 gramas e, por isso, pode ser considerado light. Sem esquecer que também é uma boa fonte de vitamina B, cálcio e fósforo.

Uma das formas mais comuns de levá-lo à mesa é na salada. Você pode adicionar alguns cubos a uma salada de tomate e pepino, junto com um pouco de azeite virgem.

Mussarela

Entre outras coisas, o queijo mussarela é muito fácil de digerir, tem baixo teor de lactose e colesterol, além de representar uma ótima fonte de proteína de qualidade e fornecer pouca gordura. São, em média, 280 kcal por 100 gramas.

QUAIS QUEIJOS ENGORDAM MAIS?

Queijo Parmesão

Seu percentual de gordura é de 27%, mas contém 431 calorias por 100 gramas. Apesar das calorias, melhora a digestão e a saúde intestinal.

Queijo Gruyère

O famoso queijo suíço se popularizou por seu sabor levemente adocicado e sua textura cremosa. No entanto, quem está em dieta de emagrecimento deve consumi-lo com moderação, pois fornece 413 kcal por 100 gramas de alimento.

Queijo Cheddar

O teor de gordura deste queijo é alto, o que não o torna um bom aliado de quem busca emagrecer.

Queijo Roquefort

Este queijo azul com origem na França têm, em média, 369 kcal por 100 gramas de alimento. O queijo Roquefort também pode conter quantidades significativas de sódio que, em excesso, pode contribuir para a retenção de água e ganho temporário de peso.

Queijo Edam

O famoso queijo holandês, conhecido por sua textura firme e sabor suave, contém 28% de gordura e fornece 357 kcal.

Queijo Gouda

Aqui temos outro exemplo de queijo holandês, caracterizado por ter sutis notas de nozes e mais complexidade de sabor, ele é rico em gordura (27% por 100 g) e calorias (356 kcal).

Queijo Camembert

De origem francesa, especificamente da região da Normandia, esse queijo é reconhecido por sua textura cremosa e sabor suave: ele é produzido a partir do leite de vaca cru e não pasteurizado: em média, contém 24 gramas de gordura por 100 gramas de alimento e fornece 299 calorias.

Queijo: entenda porque deve ser consumido com moderação

Esteja você em uma dieta restritiva de emagrecimento ou não, vale lembrar que consumir queijo traz inúmeros benefícios à saúde. Porém, não se deve perder de vista seu teor de gordura e sódio, principalmente nas versões mais curados e calóricos.

De modo geral, esse alimento é uma ótima fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes e a combater a osteoporose. Ele fornece proteínas de alto valor biológico que ajudam nosso corpo a funcionar corretamente.

Trata-se ainda de um alimento rico em ácido fólico, o que o torna um bom aliado para gestantes ou mulheres que desejam engravidar. Queijos, em geral, também são boas fontes de vitamina B, importante para manter a pele saudável.

Finalmente, graças à fermentação do leite, o queijo é um ótimo probiótico, sendo também um grande aliado das defesas, pois fortalece o sistema imunológico. Sabia dessas curiosidades sobre queijos? No TudoGostoso, você acompanha essas e outras dicas úteis sobre culinária e alimentação saudável.

Veja mais:

- "À beira da extinção": uma triste notícia aos fãs de queijo Brie e Camembert;

- Como conservar frios da maneira certa: nunca mais jogue presunto e queijo fora na sua vida!

Temas relacionados