• Entrar
  • Cadastrar
Poucos sabem, mas é por isso que você não deve beber durante dieta de emagrecimento
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Nutróloga explica por que o consumo de bebidas alcoólicas atrapalha a dieta e não é apenas por causa das calorias

Poucos sabem, mas é por isso que você não deve beber durante dieta de emagrecimento

Médica lista os impactos do consumo de bebidas alcoólicas durante a dieta (Foto: Shutterstock; detalhe: Canva)

Afinal, o álcool atrapalha mesmo a dieta? Essa é uma dúvida bastante comum que os especialistas costumam ouvir nos seus consultórios. Os pacientes desejam perder peso, mas algumas restrições não são recebidas com tanto ânimo, e controlar o consumo de cerveja está entre elas.

Os períodos de altas temperaturas costumam ser um atrativo para encontros com amigos regados a chopes bem gelados, embora essa não seja uma boa ideia para os dias quentes.

Para entender de que forma o álcool impacta na dieta de emagrecimento, veja o que diz uma nutróloga sobre os efeitos na queima de gordura e no metabolismo.

Nutróloga esclarece se pode beber álcool durante a dieta

A médica Nathália Ventura, especializada em nutrologia, endocrinologia e metabologia, ressalta que é preciso entender os efeitos do álcool no organismo antes de tomar a decisão de beber.

Ao ingerir uma bebida alcoólica, o corpo prioriza a metabolização do álcool, ao invés da queima de gordura.

"O fígado trabalha para fazer a eliminação do etanol, substância tóxica. Quando isso acontece, o corpo deixa de oxidar gorduras e carboidratos", explica ao Tribuna de Petrópolis.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cada grama de álcool contém sete calorias. Ou seja, uma lata de cerveja (350ml), tem cerca de 150 calorias. Já uma taça de vinho (150ml), contém cerca de 125 calorias.

"A elevação do teor calórico se agrava ainda mais, quando as bebidas recebem o acréscimo do açúcar e refrigerantes. Além disso, o álcool aumenta a fome e interfere nos hormônios responsáveis pelo apetite, como a leptina e a grelina", afirma.

Ela acrescenta que a fome causada pela bebida estimula o consumo de petiscos e refeições desbalanceadas: "O que os tornam mais um vilão no emagrecimento."

O efeito diurético do álcool estimula a desidratação em dias quentes

A médica alerta ainda que o álcool aumenta a desidratação na época de altas temperaturas devido ao efeito diurético, aumentando o volume da urina e a perda de líquidos e eletrólitos.

Esses fatores podem causar outros sintomas, como dor de cabeça, tontura, fadiga e a queda no desempenho físico.

"Algumas dicas são fundamentais para tentar minimizar os danos do álcool no corpo. A principal é beber com moderação, estabelecendo limites, intercalando sempre o consumo de água com o de álcool, nunca com o estômago vazio", destaca a especialista.

Ela ressalta que não é recomendável optar por bebidas misturadas, como o coquetel, devido ao seu teor calórico. "Recomendo vinhos secos, destilados puros e espumantes", sugere Nathália Ventura.

Veja mais!

Pare de beber álcool exatamente nessa idade para reduzir o risco de demência

O método simples dos cientistas para reduzir a ingestão de álcool (e funciona!)

Temas relacionados