
Pode parecer ironia, mas bebida alcoólica não combina com dias quentes (Foto: Shutterstock)
Os dias quentes pedem uma cerveja, uma caipirinha ou qualquer outro drink refrescante, principalmente quando você está na praia. É claro que a tentação costuma chegar mais forte para quem é adepto desse tipo de bebida.
O que muita gente não imagina, é que as altas temperaturas e as bebidas alcoólicas podem se tornar uma cilada em casos de exagero.
O problema é que no auge do calor e na presença de amigos, em meio ao clima descontraído de verão, dificilmente você se lembra de controlar com tanta atenção a quantidade da bebida consumida. É aí que está o problema!
Descubra o que essa combinação pode representar para a sua saúde e quais os perigos.
Isso é o que acontece quando você consume bebida alcoólica em dias muito quentes
Os efeitos do álcool podem ser ainda mais prejudiciais quando você exagera na dose em dias muito quentes. Não custa lembrar que o álcool é tóxico e esse é um dos motivos que o torna um verdadeiro inimigo da saúde, especialmente em quantidades exageradas.
O problema pode ser ainda maior nos dias mais quentes em que você está exposto ao sol. Esse efeito tóxico pode impactar o seu organismo com muito mais rapidez.
O processo é motivado pela combinação do etanol com o corpo superaquecido: ele faz com que o corpo, que está transpirando diante das altas temperaturas, perca ainda mais água com uma velocidade bem maior.
É por isso que você sente a boca seca e a pele mais ressecada, porque há um aumento da desidratação.
Saiba quais são os riscos da desidratação causada pelo álcool para a saúde
De acordo com o Viva Bem, esse processo desencadeia outros problemas:
- O álcool impede a produção da vasopressina, um hormônio antidiurético que regula a retenção de água nos rins. Isso pode aumentar o risco de formação de cálculos renais e causar frequente necessidade de urinar;
- Em casos de desidratação, as chances de ressaca, mal-estar e diarreia, são bem maiores. Isso porque o álcool acaba absorvido pelo intestino;
- Muita gente minimiza os efeitos da bebida, mas a desidratação por álcool agrava condições como pressão arterial baixa, motivada pela diminuição do volume sanguíneo, e a diabetes;
- O sistema nervoso também é bastante prejudicado, o que causa tontura, falhas de memória, alterações na fala, na coordenação e no raciocínio.
O consumo de álcool deve ser feito com moderação por diversos motivos, conforme recomendam os profissionais de saúde.
No entanto, em caso de consumir bebidas alcoólicas na praia, é fundamental que seja feita com cautela, de forma moderada e sempre lembrando de alternar com água.
Veja mais!
Uma dose de azeite antes de ingerir bebida alcoólica evita mesmo a ressaca? O que diz a ciência
Você pode não conhecer todos os benefícios de beber mais água por dia; o que diz a ciência em novo estudo