
Cardiologista explica o que acontece quando você exagera no consumo de álcool, principalmente nos dias mais quentes (Foto: Shutterstock)
Nos dias de muito calor, o consumo de bebidas alcoólicas é um convite irresistível para garantir mais frescor na praia e em encontros com amigos. Mas o consumo exagerado desse tipo de bebida pode desencadear quadros graves de desidratação.
O problema é que, na busca das pessoas por um certo alívio com bebidas alcoólicas, esse hábito aumenta os riscos à saúde, pois muitas vezes o calor também estimula o maior consumo.
Entenda de que forma essa busca de alívio pode prejudicar a sua saúde.
Cardiologista explica os riscos de consumir bebida alcoólica no calor intenso
Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas em dias quentes pode acentuar os quadros de desidratação. Nos dias de temperaturas ainda mais intensas, esses quadros podem se agravar.
"Quando as pessoas estão mais expostas às altas temperaturas, há um aumento da perda de líquidos e eletrólitos através do suor. E o consumo de álcool tem efeito diurético, o que contribui para a desidratação", alerta o cardiologista Edmo Atique Gabriel, cirurgião cardiovascular do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.
"Nesses casos, há uma diminuição da eficácia do sistema cardiovascular, fazendo com que o corpo tenha mais dificuldade em regular a pressão arterial e a circulação sanguínea", explica ele.
O que acontece é que o forte calor, quando associado ao consumo exagerado de álcool, intensifica a perda de líquidos, já que o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH), causando um aumento da produção de urina e, consequentemente, a desidratação.
Recomendações para quem vai beber nos dias de calor
Se ainda assim você pretende consumir bebidas alcoólicas no calor, e isso inclui estar exposto ao sol, a recomendação mais importante é que beba com moderação.
Quando se fala em não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, e ciente de que não há dose considerada segura segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), isso significa:
- Para mulheres: não beber mais de quatro ou mais doses;
- Para homens: cinco ou mais doses em uma única ocasião.
De acordo com informações da CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), uma dose de bebida corresponde a uma lata de cerveja (350 ml) ou uma taça de vinho (150 ml) ou um shot de destilado (45 ml).
Não esqueça que a hidratação é ainda mais necessária nos dias muito quentes. A bebida alcoólica não substitui a água, pelo contrário, muitas vezes engana pelo fato de ter efeito diurético.
Siga a recomendação dos especialistas de intercalar os drinques com água para evitar a desidratação e, desta forma, amenizar a ressaca no dia seguinte.
Veja mais!
Sou nutricionista esportiva e garanto sobre hidratação nesse calor: "Até abril a gente precisa da utilização de alguns eletrólitos"
Você pode não conhecer todos os benefícios de beber mais água por dia; o que diz a ciência em novo estudo