Os hábitos alimentares de uma pessoa podem dizer muito sobre seu funcionamento intestinal: diferentes ingredientes, como o feijão e o repolho, são conhecidos por aumentar as flatulências e dar aquela sensação muitas vezes insuportável de desconforto abdominal. A nutricionista Roberta Stuart contou, entretanto, que um hábito fácil pode deixar seu pum, digamos, mais cheiroso.
“Se você tem gases fedorentos, provavelmente está digerindo mal as proteínas e outros alimentos que contêm enxofre, como o brócolis, a couve, a couve flor e os ovos, e também tem poucas bactérias boas no seu intestino”, afirmou.
A especialista em nutrição recomenda que uma erva aromática e muito usada em preparos salgados pode ser a solução antes das refeições.
“Use uma colher de chá de alecrim seco, mais de 200 ml de água quente. Coloque para abafar por 15 minutos e tome imediatamente antes do seu almoço e do seu jantar. Ou também pode ser um shot de água com limão ou comer abacaxi de sobremesa”, adicionou.
Barriga faz muito barulho? Nutri aponta como reverter esse incômodo
Agora se a sua barriga faz muito barulho, a nutricionista revela que esse hábito pode ser sinônimo de poucas enzimas digestivas ou deficiência de ácido clorídrico.
"Você pode estar comendo muito carboidrato. A dica que dou é reduzir o consumo de carboidrato e colocar um chazinho de hortelã antes das principais refeições”, indicou.
Outra sensação muito comum é aquele inchaço e estufamento, com o abdômen distendido. Esse incômodo também pode ser solucionado de forma simples e com um auxílio um tanto inusitado: uma especiaria de origem asiática e que é bastante usada em drinks.
“Isso sugere que você comeu muitos alimentos fermentados, como a lactose, o açúcar e a farinha branca… Tome uma xícara de chá de anis antes das principais refeições e procure evitar frutas, principalmente, durante as refeições”, sugeriu a nutricionista.
Veja mais:
- Feijão de modo no vinagre ajuda a evitar gases? Nutri revela a verdade sobre esse hábito;
- O alecrim é tiro e queda para desconforto respiratório: saiba o motivo!