Não é nenhuma novidade ouvir que o repolho dá gases, algo que já foi comprovado cientificamente. Porém, excluir esse ingrediente da sua alimentação é um equívoco, já que ele é extremamente rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, inclusive substâncias conhecidas por ajudar na prevenção de câncer de mama e de cólon. Ou seja, o repolho é um alimento muito poderoso! Por isso, o TudoGostoso vai te ensinar como fazer repolho do jeito para não dar gases e aproveitar todos os benefícios desse alimento. Confira!
Por que o repolho dá gases?
O repolho dá gases por conta de um certo tipo de aminoácido, o sulfuroso. Durante a digestão do repolho, esse aminoácido é fermentado no intestino de uma maneira muito mais intensa do que outros alimentos, resultando na liberação de gases. Mas se você achava que só o cheiro desagradável era o problema, você está muito enganado! Na verdade, ele é a menor das inconveniências! Além de fazer o corpo liberar mais gases do que o comum, essa hortaliça pode fazer algumas pessoas sentirem um certo mal estar depois do consumo, como enjoo, flatulência e até diarreia. Porém, para que isso não aconteça, existem algumas formas de preparar o repolho para evitar os gases, e é isso que o TudoGososo vai te ensinar a seguir!
Como fazer repolho do jeito certo para não dar gases
Existem algumas dicas que podemos ensinar que ajudam a prevenir os gases causados pelo consumo de repolho, e a maioria trata de alguns ingredientes que, ao serem combinados, diminuem o efeito da fermentação. Contudo, alguns cuidados com o preparo também devem ser tomados para evitar problemas no futuro, e o TudoGostoso vai te ensinar tudo bem direitinho.
Limão e gengibre, os temperos perfeitos para o repolho!
Tanto o limão quanto o gengibre são alimentos capazes de melhorar a digestão e suavizar a fermentação do repolho no intestino. Mas nada de sair colocando umas fatias de limão na sua salada, viu? Use o suco da fruta para temperá-la, dando um leve toque ácido que vai deixar o prato ainda mais gostoso, e você ainda pode combinar com outros molhos e temperos como iogurte natural e pimenta-do-reino. Já o gengibre deve ser adicionado cru e ralado, mas cuidado com a quantidade para não deixar o prato picante demais! Nós já ensinamos como fazer uma deliciosa salada de repolho com gengibre que é de dar água na boca, então corre para anotar a receita!
Evite o consumo do repolho cru
O repolho é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumido cru, refogado, cozido, salteado e muito mais. No entanto, para quem sofre com os gases presentes nesse alimento, o ideal é evitar o consumo cru. Dê preferência aos preparos cozidos que irão diminuir a fermentação do ingrediente no seu organismo. Se você gosta da crocância do repolho, salteá-lo rapidamente em fogo alto com um pouquinho de alho e gengibre preservam a textura. Se você já prefere mais murcho, um preparo delicioso é adicionar um pouco de shoyu no lugar do sal e até um pouquinho de extrato de tomate, outro ingrediente que ajuda a amenizar a fermentação.
Agora que você já tem as dicas de ouro para comer repolho sem passar mal, não esqueça de dar uma olhadinha nas nossas receitas com repolho que são maravilhosas!